Ceci est une version obsolète publiée le 2024-05-19. Consulter la version la plus récente.

ANÁLISE DO DISCURSO ESPACIAL DE CENÁRIOS TEMÁTICOS EM FESTAS DE ANIVERSÁRIO INFANTIL A PARTIR DA SEMIÓTICA SOCIAL E MULTIMODALIDADE

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.20873/10.20873-2024-h1d-7

Résumé

 Este artigo é fruto de uma tese voltada para a análise do discurso espacial de cenários temáticos em festas infantis de aniversário, compreendidos como textos espaciais. O objetivo do artigo é apresentar uma discussão sintetizada dessa análise. Para isso, este texto situa alguns conceitos-chave; apresenta o arcabouço teórico utilizado na pesquisa e os aspectos metodológicos; descreve os contextos de situação e de cultura nos quais os cenários temáticos estão inseridos; promove uma análise descritivo-comparativa dos recursos semióticos utilizados nos espaços reservados aos cenários temáticos e nos cenários, sugerindo interação entre esses textos espaciais e seus usuários; discute as dimensões da prática discursiva e da prática social que permeiam os cenários. Respalda-se nas contribuições da Linguística Sistêmico-Funcional (HALLIDAY, 1978), Análise Crítica do Discurso (FAIRCLOUGH, 2001; MEURER, 2005), Semiótica Social (HODGE; KRESS, 1988; VAN LEEUWEN, 2005) e Análise do Discurso Espacial (STENGLIN, 2004; 2009; RAVELLI; MCMURTRIE, 2016) advinda da Gramática do Design Visual (KRESS; VAN LEEUWEN, 2006 [1996]).  É uma pesquisa de abordagem qualitativa que descreve e analisa os dados de maneira comparativo-interpretativa. Os resultados apontam os espaços destinados aos cenários e os cenários como textos que comunicam ideias, crenças e valores, implicando na concepção de determinada infância brasileira.

Palavras-chave: Cenários temáticos; Discurso espacial; Multimodalidade; Semiótica social.

Biographie de l'auteur-e

Cláudia Regina Ponciano Fernandes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba

rofessora de língua inglesa do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia, campus Guarabira. Possui mestrado em Linguística , especialização em língua inglesa e graduação em Letras pela Universidade Federal da Paraíba. Possui experiência profissional em institutos de idiomas, em escolas privadas, em escolas públicas da Paraíba e no Ensino a Distância. Doutora em Linguística na área de concentração Linguística e Práticas Sociais da Universidade Federal da Paraíba e membro do Grupo de Pesquisa em Semiótica Visual e Multimodalidade.

Références

ALMEIDA, D. B. L. Revisiting children’s studies through the lens of the sociology of childhood. Poiésis, Tubarão, v. v.4, n. 8, p. 473-484, Jul./Dez. 2011.

ATIHÉ, E. B. A. Nesta data querida: uma reflexão imaginativa sobre a festa infantil de aniversário e o cultivo da alma pelo imaginário. In: PEREZ, L. F.; AMARAL, L. M. W. Festa como perspectiva e em perspectiva. 1ª. ed. Rio de Janeiro: Garamond, 2012. p. 211-232.

BAUMAN, Z. Vida para consumo: A transformação das pessoas em mercadorias. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editora, 2008.

BEZERRA, F. A análise crítica do discurso e os multiletramentos: o papel da linguagem no fazer docente contemporâneo. In: ARCOVERDE, R.; BRANCO, S.; NÓBREGA, C.; FARIAS, W. (orgs.). Educação linguística e literária: discursos, políticas e práticas. Campina Grande: UFCG, 2016. p. 189-204.

DEL PRIORE, M. Apresentação; O cotidiano da criança livre no Brasil entre a Colônia e o Império. In: DEL PRIORE, M. História das crianças no Brasil. 7ª. ed. São Paulo: Contexto, 2018 [1999]. p. 7-17; 84-106.

FAIRCLOUGH, N. Discurso e Mudança Social. Tradução de Izabel Magalhães. Brasília: Universidade de Brasilia, 2001.

FERNANDES, C.R.P. Parabéns pra você! Cenários temáticos em festas infantis: um olhar para o discurso espacial a partir da multimodalidade e semiótica social. 2022. Tese (Doutorado em Linguística) – Programa de Pós-Graduação em Linguística, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2022.

FUZER, C.; CABRAL, S. R. S. Introdução à Gramática Sistêmico-Funcional em língua portuguesa. 1ª. ed. Campinas, São Paulo: Mercado de Letras, 2014.

GUALBERTO, C. L.; PIMENTA, S. M. O.; SANTOS, Z. B. Leitura e produção textual no contexto acadêmico:práticas e reflexões a partir da multimodalidade e da Semiótica Social. In: GUALBERTO, C. L.; PIMENTA, S. M. O.; SANTOS, Z. B. Multimodalidade e Ensino: múltiplas perspectivas. São Paulo: Pimenta Cultural, v. ISBN 978-85-7221-006-5 (eBook PDF), 2018. p. p. 13-35.

HALLIDAY, M. A. K. Language as Social Semiotic. London: Arnold, 1978.

HODGE, R.; KRESS, G. Social Semiotics. 1st. ed. Ithaca, NY: Cornel Universal Press. 1988.

KALANTZIS, M.; COPE, B. Literacies. [S.l.]: Cambridge University Press, 2012. ISBN 978-1-107-40219-5 Paperback. Disponível em: https://tuxdoc.com/download/kalantzis-m-cope-b-2012-literaciespdf-4_pdf. Acesso em: 26 jul. 2020.

KRESS, G; VAN LEEUWEN, T. Reading images: the grammar of visual design. 2nd. ed. London/New York: Routledge. 2006 [1996].

KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T. Colour as a Semiotic Mode: Notes for a Grammar of Colour. Visual Communication, Vol.1, n. 3, 2002. p. 343-368.

KRESS, G. Where meaning is the issue. In: KRESS, G. Multimodality: A social semiotic approach to contemporary communication. London: Routledge, Taylor & Francis Group, 2010. p. 1-17.

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Fundamentos de Metodologia Científica. 8ª. ed. São Paulo: Atlas, 2017.

MEURER, J. L. Gêneros Textuais na Análise Crítica de Fairclough. In: MEURER, J. L.; BONINI, A.; MOTTA-ROCH, D. Gêneros: teorias, métodos, debates. São Paulo: Parábola Editorial, 2005. p. 81-106.

NASCIMENTO, R.; BEZERRA, F.; HEBERLE, V. Multiletramentos: iniciação à análise de imagens. Linguagem e Ensino, Pelotas, 14, Jul/dez 2011. 529-552.

NOGUEIRA, I. S. C. O surgimento do sentimento de infância no Brasil e o cuidado com as crianças. Revista Contrapontos - Eletrônica, Itajaí, v.16, n. 3, set/dez 2016. p.491-517. Disponível em: https://siaiap32.univali.br/seer/index.php/rc/article/view/8513. Acesso em: 10 abr.2020.

OLIVEIRA, M. M.; SOUZA, F. R. L.; PESSOA, M. F. Consumo conspícuo: relações de consumo e influências externas de mães em festas infantis. In Anais da XIV Semana do Administrador e I Encontro de Iniciação Científica do Núcleo de Estudos Organizacionais do Alto Oeste Potiguar – NEOP. Pau dos Ferros/RN.Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN. 2019. Disponível em: https://www.even3.com.br/anais/semad2019/193717-consumo-conspicuo---relacoes-de-consumo-e-influencias-externas-de-maes-em-festas-infantis/. Acesso em: 29 maio 2020.

OLIVEIRA, M. N.; ABREU, N. R. Parabéns pra você! O consumo de mães em festas infantis. Revista Pensamento e Realidade, São Paulo, v. 30, n. 2, p. 34-52, 2015.

PEREIRA, C. M. R. B.; SARDINHA, D. C.; BALSAN, R. Um olhar geográfico sobre festas, aniversários e celebrações. Rev. Humanidades, Fortaleza, v. 31, n. 1, p. p. 66-85, jan./jun. 2016.

PEREZ, L. F. Introdução. In: PEREZ, L. F.; AMARAL, L.; MESQUISTA, V. (. ). FESTA como perspectiva e em perspectiva. Rio de Janeiro-RJ: Garamond, 2012. p. 13-19.

PIMENTA, S. M. O. Prefácio. In: GUALBERTO, C. L. Muito além das palavras: leituras multimodais a partir da semiótica social. São Paulo: Pimenta Cultural, 2017. p. 9-10. ISBN 978-85-66832-60-0(eBook PDF).

PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. Metodologia do Trabalho Científico e Técnicas de Pesquisa e Trabalho Científico. 2ª. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013. Disponivel em: <http://migre.me/eqVxf>. Acesso em: 21 maio 2016.

RAVELLI, L. Analysing Space: Adapting and Extending Multimodal Frameworks. In: UNSWORTH, L. Multimodal Semiotics: Functional Analysis in Contexts of Education. Londres: Bloombury Academic, 2008.

RAVELLI, L. J.; MCMURTRIE, R. J.. Multimodality in the Built Environment> Spatial Discourse Analysis. London and New York: Routledge, 2016.

RAVELLI, L.; HEBERLE, V. Bringing a museum of language to life: the use of multimodal resources for intetactional engagement in the Museu da Língua Portuguesa. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte, v. 16, n. 4, p. 521-546, Junho 2016.

RESENDE, V.; RAMALHO, V. Análise de Discurso Críitica. São Paulo: Contexto, 2006.

SIBILIA, P. O Show do Eu: A intimidade como espetáculo. 2ª rev. ed. Rio de Janeiro: Contraponto, 2016.

SIROTA, R. Primeiro os amigos: os aniversários da infância, dar e receber. Educação e Sociedade, Campinas, 26, n. 91, Maio/Ago 2005. 535-562. Disponivel em: . Acesso em: 21 abr.2020.

SIROTA, R. As delicias de aniversário: uma representação da infância. Revista Eletrônica de Educação, São Carlos, SP, 2, n. 2, nov 2008. 32-59. Disponivel em: <http://www.reveduc.ufscar.br>. Acesso em: 10 maio 2018. Traduzido por Rosária Cristina Costa Ribeiro.

STENGLIN, M. Packaging Curiosities: Toward a Grammar of Three Dimensional Space. University of Sydney. Sidney. 2004.

STENGLIN, M. Space odyssey: a guided tour through the semiosis of three dimensional space. Visual Communication, Los Angeles et al, v. 8, n.1, p. 35-64, 2009.

VAN LEEUWEN, T. Semiotic principles. In: VAN LEEUWEN, T. Introducing Social Semiotics. 1ª. ed. [S.l.]: Routledge Taylor & Francis Group, 2005. p. XI-89.

VIANA, M. A. Infância contemporânea: institucionalização e cerceamento. Pluralidades em Saúde Mental, Curitiba, 7, n. 2, jul./dez 2018. p. 47-68.

Téléchargements

Publié-e

2024-05-19

Versions

Comment citer

Ponciano Fernandes, C. R. (2024). ANÁLISE DO DISCURSO ESPACIAL DE CENÁRIOS TEMÁTICOS EM FESTAS DE ANIVERSÁRIO INFANTIL A PARTIR DA SEMIÓTICA SOCIAL E MULTIMODALIDADE. Porto Das Letras, 10(1), 176–205. https://doi.org/10.20873/10.20873-2024-h1d-7

Articles les plus lus du,de la,des même-s auteur-e-s