Literatura e música: motes e glosas

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DOI :

https://doi.org/10.20873.24216

Résumé

Literatura e música, enquanto produção poética, caminharam juntas por muito tempo; já como campos de investigação, herdaram características positivistas e se desenvolveram enquanto pesquisas com escopos de diferentes matizes e com resultados bastantes diversos. Na contemporaneidade, novos esforços analíticos vêm sendo construídos no sentido de mitigar as distâncias entre essas áreas poéticas e estéticas, é o que acontece por exemplo com a Literatura Comparada. Sendo assim, nosso objetivo, neste artigo, é discorrer sobre os imbricamentos entre Literatura e Música, a partir da ferramenta da Literatura Comparada e dos estudos literários contemporâneos. Para tornar a discussão mais robusta, agenciamos alguns autores, como: Bosi (2013), Candido (2006), Coutinho (2006), assim como Rückert (1997) e Tatit (1996). Como desfecho do artigo traremos uma análise da canção Força estranha do compositor Caetano Veloso, com foco para o imbricamento entre Literatura e Música, mais especificamente entre poesia e canção. Uma das ferramentas para melhor entender esse complexo diálogo entre música e literatura se encontra na melopóética, disciplina de interesse da Literatura Comparada.

Biographie de l'auteur-e

RAFAEL BARROS DE ALENCAR, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE - UFRN

Cursando doutorado na UFRN, no PPgEL - Programa de Pós Graduação em Estudos da Linguagem. Mestre pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN no PPgEL, Programa de Pós Graduação em Estudos da Linguagem. Especialista em Cinema (pós graduação Lato Sensu UFRN) e graduado em Gestão Pública pela UFRN. Estudante no grupo de pesquisa Grupo de Pesquisa Ponte Literária Hispano-brasileira da UFRN; Servidor Público Federal - lotado na COMUNICA (Superintendência de Comunicação), na função de Programador de Rádio e TV); Trabalhei na Comissão Organizadora da 7º Edição do FMPB 2017 (Festival Música Potiguar Brasileira), promovido pela Superintendência de Comunicação (COMUNICA UFRN); Trabalhei na Comissão Organizadora da 6º Edição do FMPB 2016 (Festival Música Potiguar Brasileira), promovido pela Superintendência de Comunicação (COMUNICA UFRN); Desenvolvi no ano de 2014, na função de coordenador adjunto, um projeto de extensão, chamado Brincando o Coco: diálogos de memória e musicalidade, em que atuamos no processo contínuo de reinvensão do coco enquanto manifestação popular, suas novas apropriações por parte dos artistas potiguares, enfim, um diálogo de memórias e musicalidade que culminaria na construção de um rádio-doc.

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Publié-e

2024-11-20

Comment citer

BARROS DE ALENCAR, R., & Anderson de Oliveira Lima, S. (2024). Literatura e música: motes e glosas. Porto Das Letras, 10(2), 291–308. https://doi.org/10.20873.24216