MAPEAR O INDIZÍVEL
EXPERIÊNCIAS PARA UMA DISCURSIVIDADE OUTRA DO ESPAÇO
Résumé
O artigo apresenta uma perspectiva de mapeamento, no sentido de uma semiótica do espaço, como possibilidade de forma de escritura discursiva. Se afasta das concepções utilitaristas de mapa que permeiam o discurso pedagógico e literário ultimamente, e se aproxima das concepções de Ingold (2015) e Masschelein (2008), que apresentam uma relação entre mapear e caminhar a partir de uma inspiração benjaminiana. A partir de uma inspiração em exercícios realizados com o próprio Jan Masschelein, apresentamos experiências de mapeamento realizadas e coordenadas por nós em dois diferentes contextos: num curso de formação de professoras em Lima, Peru, e numa disciplina num curso de pós-graduação em Padova, Italia. O artigo mostra como essas experiências encarnam os sentidos presentes nos trabalhos de Ingold e Masschelein e sugere o mapeamento ou a semiótica dos espaços como uma possibilidade de exercício de produção de discurso, atenta mais àquilo que está invisível e menor nos espaços e campos do que àquilo que somos levados a observar pelas forças hegemônicas de visibilização. Propõe enfim a atenção e a presença como sentidos principais de uma postura filosófica e generosa na escrita de mundo e produção de discursos.
Références
BAKHTIN, M. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Prefácio de Roman Jakobson. Tradução de Michel Lahud e Yara Frateschi Vieira. 11. ed. São Paulo: Hucitec, 2004.
BENJAMIN, W. Rua de mão única. Infância berlinense: 1900. Belo Horizonte: Autêntica, 2017.
DELEUZE, G.; GUATTARI, F. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia. Vol. 1. São Paulo: Editora 34, 2012a.
DELEUZE, G.; GUATTARI, F. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia. Vol. 4. São Paulo: Editora 34, 2012b.
DELEUZE, G. Proust e os signos. 2.ed. Trad. Antonio Piquet e Roberto Machado. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2003.
DERRIDA, J. Pensar em não ver: escritos sobre as artes do visível Florianópolis: Ed. da UFSC, 2012.
FOUCAULT, M. Arqueologia das ciências e história dos sistemas de pensamento; org. e seleção de texto, Manoel Barros da Motta; tradução, Elisa Monteiro. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2000.
GAIVOTA, D. Escolas Invisíveis: dobras para uma críptica da visão pura. Tese de doutoramento não publicada. Rio de Janeiro: Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2022.
INGOLD, T. O dédalo e o labirinto: caminhar, imaginar e educar a atenção. in: Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, ano 21, n. 44, p. 21-36, jul./dez. 2015
KOHAN, W. Infância. Entre Educação e Filosofia. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.
LAMBEIR, B. The Educational Cyberspace Affaire: a philosophical reading of the relevance of information and communciations technology for educational theory. Leuven: Unpublished doctoral dissertation. K.U.Leuven, 2004.
MASSCHELEIN, J.; SIMONS, M.; BRÖCKLING, U.; PONGRATZ, L. (eds.) The Learning Society from the Perspective of Governmentality. Hong Kong: Blackwell Publishing, 2007. p. 3-16.
MASSCHELEIN, J. E-ducando o Olhar: a necessidade de uma pedagogia pobre. In: Educação & Realidade. 33(1): 35-48 jan/jun 2008.
MOREY, M. Kantspromenade. Invitación a la lectura de Walter Benjamin. In: Creación. 1: 1-11, 1990.
PASSOS, E.; KASTRUP, V.; ESCÓSSIA, L. da. (Orgs.). Pistas do método de cartografia: pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2009.
ROLNIK, S. Esferas da Insurreição: notas para uma vida não cafetinada. São Paulo: n-1 edições, 2018.
SAUSSURE, F. de. Curso de linguística geral. Organizado por Charles Bally e Albert Sechehaye. Prefácio de Isaac Nicolau Salum. 24. ed. São Paulo: Cultrix, 2002.
ZUBOFF, S. A era do capitalismo de vigilância: A luta por um futuro humano na nova fronteira de poder. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2021.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Os autores concordam com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a esta submissão caso seja publicada nesta revista (comentários ao editor podem ser incluídos a seguir).