O CAVALO DE TURIM

UMA LEITURA SEMIÓTICA DO CINEMA EM BASES BAKHTINIANAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873.ctl1

Resumo

Em seus estudos, o filósofo Mikhail Bakhtin (2010; 2011; 2014; 2021) toma, como princípio, um humano diante de outro humano em relação. Para esse filósofo, é na/com a linguagem que enunciamos nossa palavra impregnada de valor, respondendo, reagindo em ato responsável à reação de outrem. Bakhtin (2014) também afirma a inter-relação entre arte e vida. Para ele, todo conteúdo da obra de arte é ético, cognitivo e axiologicamente afirmado pelo autor através do material e da forma. Ao penetrarmos em uma obra, nós a contemplamos esteticamente e podemos acessá-la, senti-la e realizá-la em cotejo com as plurilinguagens e múltiplas vozes presentes no mundo. Conquanto o campo das leituras discursivas seja um campo em expansão, consideramos que ainda carece de estudos mais sistematizados sobre leituras de textos não verbais, como o cinema, por exemplo. Neste artigo, narramos um episódio de leitura realizado no Grupo de Estudos e Pesquisas Bakhtinianas ATOS-UFF, tomando como material textual o filme O cavalo de Turim, sob a direção de Béla Tarr e Ágnes Hranitzky (2011). Nosso objetivo é afirmar a possibilidade de leitura semiótica de um filme produzido sob a ótica do ‘cinema de poesia’ (PASOLINI, 1995), tomando como base a filosofia bakhtiniana. Para tanto, buscamos compreender o processo de criação do autor a partir dos princípios do ‘autor contemplador’ (BAKHTIN, 2014), que, em ‘compreensão respondente’ (BAKHTIN, 2011), em cotejo com outros textos, responde ao filme com o olhar da vida, neste caso, a vida da pesquisa nas escolas.

Biografia do Autor

Márcia Concencio, Universidade Federal Fluminense - UFF

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal Fluminense do Rio de Janeiro. Professora aposentada dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental da Secretaria Estadual de Educação do Estado do Rio de Janeiro – SEEDUC- RJ. E-mail: marciaconcencio@id.uff.br

Denise Lima, Universidade Federal Fluminense

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal Fluminense do Rio de Janeiro. Professora do departamento dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental do Colégio Pedro II. E-mail: denisesl2020@gmail.com

Angélica Duarte, Universidade Federal Fluminense

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal Fluminense do Rio de Janeiro. Professora da Fundação Municipal de Educação de Niterói. E-mail: angelicaduarteas@gmail.com

Referências

BAKHTIN, Mikhail. Para uma filosofia do ato responsável. Trad. Valdemir Miotello & Carlos Faraco. São Carlos: Pedro & João Editores, 2010.

BAKHTIN, Mikhail. Estética da Criação Verbal. Tradução: Paulo Bezerra. São Paulo: Editora Martins Fontes, 2011.

BAKHTIN, Mikhail. Questões de Literatura e de Estética: a Teoria do Romance. Tradução: Aurora Bernardini et al. São Paulo: Hucitec, 2014.

BAKHTIN, Mikhail. Lendo Razlúka de Púchkin: a voz do outro na poesia lírica. Tradução: Marisol Barenco de Mello; Mario Ramos Francisco Júnior; Alan Silus. São Carlos: Pedro & João Editores, 2021.

CARNEIRO, Fernanda. Dezenove. Ilustrações: Marisol Barenco. São Carlos: Pedro & João Editores, 2022.

MEDVIÉDEV, Pável N. O método formal nos estudos literários: Introdução crítica a uma poética sociológica. Tradução: Ekaterina Vólkova Américo; Sheila Camargo Grillo. São Paulo: Contexto, 2012.

MIOTELLO, Valdemir. O Cotejo se dá na unidade da resposta. In: Grupo de Estudos dos Gêneros do Discurso – GEGe – UFSCar. Palavras e contrapalavras: Entendendo o Cotejo como Proposta Metodológica. Caderno de Estudos IX. São Carlos: Pedro & João Editores, 2017.

NIETZSCHE, Friedrich W. A gaia ciência. Tradução: Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.

PASOLINI, Pier Paolo. II cinema di poesia (1965). In: PASOLINI, Pier Paolo. Empirismo eretico. Milão: Garzanti, 1995.

TARR, Béla; HRANITZKY, Ágnes. O cavalo de Turim. Alemanha; Estados Unidos da América; França; Hungria; Suíça: Midas Filme, 2011. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=uR4IdLrR3I8 Acesso em: 27 jan. 2023.

VOLÓCHINOV, Valentin N. A construção da enunciação e outros ensaios. Organização, tradução e notas de João Wanderley Geraldi. São Carlos: Pedro & João Editores, 2013.

VOLÓCHINOV, Valentin; BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e Filosofia da Linguagem. São Paulo: Hucitec Editora, 2014.

Downloads

Publicado

2023-03-28

Como Citar

de Souza Menezes Concencio, M., Santos Lima, D., & Duarte da Silva Araújo, A. (2023). O CAVALO DE TURIM: UMA LEITURA SEMIÓTICA DO CINEMA EM BASES BAKHTINIANAS. Porto Das Letras, 9(1), 301–320. https://doi.org/10.20873.ctl1