A REPRESENTAÇÃO DA IGUALDADE DE GÊNERO NAS CAPAS DE LIVROS INFANTIS DO CLUBE DE ASSINATURA MINHA PEQUENA FEMINISTA SOB O FOCO DA GDV

Auteurs-es

Résumé

Nos últimos anos, o mercado editorial brasileiro tem assistido a uma significativa proeminência dos clubes de assinaturas de livros, especificamente de obras infantis. Neste contexto, destaca-se o clube Minha Pequena Feminista, cujos principais propósitos vão além do incentivo à leitura, visando à formação de meninos não-machistas e ao empoderamento de garotas. Neste sentido, o objetivo desta pesquisa é analisar como a igualdade de gênero é representada nas capas de dez livros infantis do referido clube, a partir dos recursos semióticos multimodais configurados. Para tanto, recorreu-se aos pressupostos teóricos da Semiótica Social Multimodal (KRESS; VAN LEEUWEN, 2006[1996]) que entende a linguagem como um sistema semiótico de escolhas, não se restringindo apenas ao modo semiótico linguístico, mas também a outros modos semióticos, como o modo visual. Quanto às categorias de análise, adotou-se as metafunções visuais propostas pela gramática do design visual, precisamente os significados representacionais e interativos. Os principais resultados da pesquisa apontam para certa tendência em transgredir padrões imagéticos machistas de representação de meninas, a saber: a ausência da predominância da cor rosa em suas vestimentas, ao mostrá-las envolvidas em atividades intelectuais e sociais que não aquelas do cuidar de bonecas e de executar tarefas domésticas – sugerindo, assim, que as crianças podem ser o que elas quiserem, independentemente do gênero ao qual se identificam.

Biographie de l'auteur-e

Flaviane Carvalho, Instituto de Ciências Humanas e Letras - UNIFAL-MG

Graduada em Comunicação Social pela Universidade Federal de Viçosa, mestre em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais, e doutora em Linguística Aplicada pela Universidade de Lisboa. Tem experiência nas áreas de Linguística Aplicada e Comunicação Social, atuando nos seguintes temas: semiótica social, análise crítica do discurso, multiletramentos, gêneros textuais e assessoria de comunicação. É Professora Adjunta do Curso de Letras da Universidade Federal de Alfenas e investigadora do Núcleo de Estudos de Linguagem e Sociedade (UnB), do Grupo de Estudos em Multiletramentos, Leitura e Textos (UFES) e do Grupo de Pesquisas Linguísticas Descritivas, Teóricas e Aplicadas
(UNIFAL-MG). E-mail: flaviane.carvalho@unifal-mg.edu.br

Références

BOLTEN, Vitória Tiggemann. Representações do feminino: a literatura infantil de guerra aos estereótipos de princesas ocidentais clássicas. 2019. 53 f. TCC (Graduação) – Curso de Pedagogia, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. 2019. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/199566. Acesso em: 8 fev. 2022.

CALDAS-COULTHARD, Carmen Rosa; VAN LEEUWEN, Theo. Discurso crítico e gênero no mundo infantil: brinquedos e a representação de atores sociais. Linguagem em (Dis)curso - LemD, Tubarão, v. 4, n. Esp., 2004, p. 11 - 33. Disponível em: http://linguagem.unisul.br/paginas/ensino/pos/linguagem/linguagem-em-discurso/0403/040301.pdf. Acesso em: 24 mar. 2022.

CAMICO, Thais. Ervas mágicas: quatro cinco um a revista dos livros, 2021. Disponível em: https://www.quatrocincoum.com.br/br/resenhas/literatura-infantojuvenil/ervas-magicas. Acesso em: 02 dez. 2023.

CARVALHO, Flaviane Faria. Semiótica social e imprensa: o layout da primeira página de jornais portugueses sob o enfoque analítico da gramática visual. 2012. 286f. Tese (Doutorado) – Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa, Portugal, 2012. Disponível em:https://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/6642/1/ulsd063065_td_Flaviane_Carvalho.pdf . Acesso em 08 jan. 2023.

COSTA, Ana Alice Alcântara. O Movimento Feminista no Brasil: dinâmica de uma intervenção política. In: PISCITELLI, Adriana. MELO, Hildete Pereira de. MALUF, Sônia Weidner. PUGA, Vera Lúcia (org.). Olhares Feministas. Brasília: Ministério da Educação: UNESCO, 2006. p. 51-82. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000183200. Acesso em: 12 out. 2022.

FRÓIS, Érica Silva. A construção da expressão de gênero na infância: do gesto à palavra. Pesquisas e Práticas Psicossociais, São João del-Rei, v. 15, n. 2, p.1-15, 2018. Disponível em: http://www.biblioteca.pucminas.br/teses/Psicologia_FroisESi_1.pdf.Acesso em: 23 mar. 2022.

GUALBERTO, Clarice; PIMENTA, Sônia. Representações do feminino em protagonistas da Disney® sob uma ótica multimodal a partir da Semiótica Social. In: GUALBERTO, Clarice; PIMENTA, Sônia. Semiótica social, multimodalidade, análises, discursos. São Paulo: Pimenta Cultural, 2019. p. 13-65. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/336884205_Representacoes_do_feminino_em_protagonistas_da_DisneyR_sob_uma_otica_multimodal_a_partir_da_Semiotica_Social. Acesso em: 28 mar. 2022.

KRESS, Gunther; VAN LEEUWEN, Theo. Reading Images: The Grammar of Visual Design. London and New York: Routledge, 2006 [1996].

MARQUES, Ana Clara de Araújo. A ascensão da imagem do eu feminino na literatura infantil. 2021. 60 f. TCC (Graduação) – Curso de Letras, Departamento de Letras, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa. 2021. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20539. Acesso em 8 fev. 2022.

MORENO, Montserrat. Como se ensina a ser menina. São Paulo: Moderna, 1999.

PONDÉ, Glória. Releituras do feminino na literatura infantil. Vidya, Rio Grande do Sul, v.19, n. 33, p. 73 - 81, janeiro/junho, 2000. Disponível em: https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/536. Acesso em 8 fev. 2022.

SCOTT, Joan W. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. Educação e Realidade, Porto Alegre, n. 16, v. 2, p. 73-81 jul./dez. 1990.

SILVA TITOTO, L.; GUIMARÃES ASSIS DA SILVA, B.; RACHID OTAVIO MURAD, C. R.; NASCIMENTO SALGADO, R. A representação da mulher em uma coleção de livro didático aprovada pelo PNLD de língua inglesa. Cadernos de Linguagem e Sociedade, [S. l.], v. 22, n. 1, p. 147–165, 2021. DOI: Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/les/article/view/32411. Acesso em: 19 out. 2022.

Téléchargements

Publié-e

2023-03-28

Comment citer

Reis Martins, J., & Carvalho, F. (2023). A REPRESENTAÇÃO DA IGUALDADE DE GÊNERO NAS CAPAS DE LIVROS INFANTIS DO CLUBE DE ASSINATURA MINHA PEQUENA FEMINISTA SOB O FOCO DA GDV. Porto Das Letras, 9(1), 205–229. Consulté à l’adresse https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/portodasletras/article/view/15685