SIGN AND (DE)SIGN
É POSSÍVEL UMA SEMIÓTICA DO ESPAÇO ESCOLAR?
Résumé
O presente ensaio visa discutir criticamente as condições teóricas e filosóficas para uma abordagem semiótica do espaço escolar. Com os aportes de autores como Iuri Lotman e Mikhail Bakhtin, que defendem uma semiótica axiologicamente orientada, bem como os estudos de Augusto Ponzio e Thomas Sebeok, que recolocam as relações entre linguagem, cultura e processos formativos, as autoras discutem a perspectiva semiótica que assumem, e apresentam as possibilidades da leitura e design crítico de ambientes educacionais a partir dessa. A partir de uma experiência de discussão crítica no curso Magistrale de Design de Ambientes Educacionais, na Università degli Studi di Padova, no primeiro semestre do ano letivo italiano 2022/23, as autoras apresentam a semiótica do espaço escolar realizada por estudantes e professoras em diálogo, defendendo os princípios dessa área de pensamento e prática em pleno desenvolvimento, e que deve tomar cena nos trabalhos pedagógicos nas escolas e de formação inicial e continuada de professoras e profissionais responsáveis pelas configurações dos espaços educacionais.
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