ENSINO DE LINGUA PORTUGUESA PARA SURDOS
O caso de uma escola pública da Bahia
Résumé
Historicamente, as políticas públicas, fruto dos movimentos sociais, têm demonstrado avanços no atendimento à pessoa surda, e, sobretudo, no que diz respeito a questões relacionadas à sua educação, à garantia de seus direitos e inclusão no espaço escolar. Tais avanços têm direcionado as pesquisas para o contexto não apenas político, mas também para as práticas deste fazer pedagógico. Em face disso, esta pesquisa tem como objetivo geral compreender como tem sido o ensino de Língua Portuguesa para alunos surdos, embasada nas discussões teóricas do Bilinguismo para surdos em diálogo com as práticas do Ensino Colaborativo A metodologia empregada foi configurada por um estudo de caso em uma escola pública do interior da Bahia, sendo a coleta de dados realizada por meio de entrevistas e grupos focais com professores de língua portuguesa que possuem ou já possuíram alunos surdos em suas turmas. O resultado das entrevistas foi analisado à luz da teoria da Análise de Conteúdo, revelando a importância do profissional tradutor intérpretes da língua de sinais para a interação entre professor da sala regular e o aluno surdo. Além disso, ficou evidente a necessidade de parceria colaborativa a fim de assegurar o aprendizado de português pelos alunos surdos.
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