O imaginário do professor na organização de material didático e no uso de metodologias de Língua Portuguesa no ensino remoto

Auteurs-es

Résumé

O presente artigo objetiva relatar uma investigação sobre a importância da imagem que o professor tem de si e do aluno para organização de material didático e uso de metodologias no ensino remoto. Para Bakhtin (2016[1979]), o sujeito se constrói na relação de alteridade entre o eu e o outro. Compreender a si mesmo, o outro e o mundo é sempre uma compreensão responsiva. Amossy (2016) destaca que o ato de se expressar, de agir discursivamente implica a construção de uma imagem de si. A relação dialógica imbrica-se diretamente com a noção de trajeto antropológico de Gilbert Durand (2019) e o processo de construção do imaginário, no qual o sujeito compreende sua própria constituição através da relação entre o biopsíquico e cósmico-social. Sartre (2019) discute o conceito de imaginário a partir de vários pontos de encontro com a teoria dialógica, dentre eles destacamos, a noção de alteridade, intersubjetividade e inacabamento.  Metodologicamente, a pesquisa está dividida em duas partes: a primeira, de caráter bibliográfico, exploratório-descritivo, a segunda, dedicada à pesquisa de campo enquanto na escola Municipal Nilza Coelho Lima, no município São Bernardo – MA. Os dados revelam que a imagem que o professor tem de si mesmo e dos alunos é determinante para a elaboração de material didático e uso de metodologias que atendam às necessidades contextuais dos alunos. Destacamos que o envolvimento afetivo, de confiança do professor para com os alunos foi fator fundamental no engajamento e interação da turma em atividades realizadas por aplicativos e plataformas virtuais.

Bibliographies de l'auteur-e

Maria Francisca da Silva, UFMA

Possui graduação em Letras Espanhol
pela Universidade Federal de Roraima (UFRR), com Pós -
Graduação em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e
Literatura e Gestão do Trabalho Pedagógico pela UNINTER.
Mestre (2012) e Doutora (2017) em Letras Neolatinas/Espanhol
(Estudos Linguísticos) – Universidade Federal do Rio de
Janeiro - UFRJ. Professora Adjunta e coordenadora do Curso
Linguagens e Códigos Língua Portuguesa, Campus UFMA, São
Bernardo /MA. Líder do Grupo de Pesquisa e Estudo sobre
Formação e Prática Docente de Línguas, Práticas de Linguagem
e Memórias do Ensino de Espanhol no Maranhão - GEPFMEM.
Pesquisadora no Grupo de Estudos Escrita e Produção de
Saberes – GEEPS.

Josenildo Campos Brussio, UFMA

Pós-Doutorando em Turismo, no PPGTUR (Programa de Pós-graduação em Turismo) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), sob a supervisão da professora Titular Maria Lúcia Bastos Alves. Professor colaborador no Mestrado e Doutorado do PPGTUR. Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Maranhão (2012), possui graduação em Letras Português/Inglês e respectivas Literaturas pela Universidade Estadual do Maranhão (1998), Especialização em Língua Portuguesa pela Universidade Salgado de Oliveira - São Gonçalo/RJ (2000), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Maranhão (2008) e Doutorado em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2012). Professor Associado I do Curso de Licenciatura em Ciências Humanas/Sociologia da UFMA/Campus de São Bernardo. Professor colaborador do Curso de Turismo do Campus de São Bernardo. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Meio Ambiente, Desenvolvimento e Cultura (GEPEMADEC) e coordenador da linha de pesquisa 1: "Imaginário, cultura e meio ambiente". Líder do LEI (Laboratório de Estudos do Imaginário) e coordenador da linha de pesquisa 1: "Imaginário, símbolos, mitos e práticas educativas". Consultor Ad Hoc da FAPEMA. Editor-chefe da Revista Eletrônica Infinitum - Revista Multidisciplinar do Campus de São Bernardo (ISSN 2559-9549). Participa da "REDE DE PESQUISA EM TURISMO RELIGIOSO-NE" - com o subprojeto integrado: "Cenários do turismo religioso em São José de Ribamar e Alcântara em tempo de pandemia: análises e perspectivas para atuação no pós-pandemia". Membro da Société Internationale de Sociologie des Religions (SISR). Membro da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as

Maria Zuleide Silva Costa , SEMED

Graduada em Letras Português pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Possui Especialização em LETRAS PORTUGUÊS pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Atualmente é professora de Língua Portuguesa da Educação Básica, tanto da rede privada (Parnaíba-PI), quanto da Rede Municipal de são Bernardo ( MA ). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa e Literatura. 

Références

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Publié-e

2023-02-13

Comment citer

Santos, E., da Silva, M. F. ., Campos Brussio, J. ., & Silva Costa , M. Z. . (2023). O imaginário do professor na organização de material didático e no uso de metodologias de Língua Portuguesa no ensino remoto . Porto Das Letras, 8(1), 382–404. Consulté à l’adresse https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/portodasletras/article/view/13168