O imaginário do professor na organização de material didático e no uso de metodologias de Língua Portuguesa no ensino remoto
Abstract
O presente artigo objetiva relatar uma investigação sobre a importância da imagem que o professor tem de si e do aluno para organização de material didático e uso de metodologias no ensino remoto. Para Bakhtin (2016[1979]), o sujeito se constrói na relação de alteridade entre o eu e o outro. Compreender a si mesmo, o outro e o mundo é sempre uma compreensão responsiva. Amossy (2016) destaca que o ato de se expressar, de agir discursivamente implica a construção de uma imagem de si. A relação dialógica imbrica-se diretamente com a noção de trajeto antropológico de Gilbert Durand (2019) e o processo de construção do imaginário, no qual o sujeito compreende sua própria constituição através da relação entre o biopsíquico e cósmico-social. Sartre (2019) discute o conceito de imaginário a partir de vários pontos de encontro com a teoria dialógica, dentre eles destacamos, a noção de alteridade, intersubjetividade e inacabamento. Metodologicamente, a pesquisa está dividida em duas partes: a primeira, de caráter bibliográfico, exploratório-descritivo, a segunda, dedicada à pesquisa de campo enquanto na escola Municipal Nilza Coelho Lima, no município São Bernardo – MA. Os dados revelam que a imagem que o professor tem de si mesmo e dos alunos é determinante para a elaboração de material didático e uso de metodologias que atendam às necessidades contextuais dos alunos. Destacamos que o envolvimento afetivo, de confiança do professor para com os alunos foi fator fundamental no engajamento e interação da turma em atividades realizadas por aplicativos e plataformas virtuais.
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