O trabalho com a competência linguística nas aulas de leitura numa turma de 9º ano do ensino fundamental

Auteurs-es

  • Maria de Lurdes Nazário UEG, Departamento de Letras
  • Eliza Alves Landin UEG

Mots-clés :

Ensino de Leitura; Competência Linguística; Ensino Fundamental.

Résumé

Objetivamos desenvolver uma prática de ensino reflexiva sobre a funcionalidade dos elementos linguísticos na construção dos sentidos textuais, contribuindo com a ampliação da capacidade leitora dos alunos de uma turma do 9º ano do ensino fundamental. Baseamo-nos nas orientações oficiais para o ensino de português e em estudos que concebem a leitura como uma atividade intersubjetiva, colaborativa, que exige diferentes conhecimentos e procedimentos do leitor para ocorrer a compreensão. Desenvolvemos uma pesquisa participante e colaborativa, ministrando aulas, com rodas de leitura e posterior aplicação de atividades sobre as escolhas linguísticas dos autores dos textos e sua intenção comunicativa. Com o desenvolvimento de uma abordagem reflexiva sobre alguns usos da língua dos textos lidos, em que o aluno foi chamado para a discussão, para o debate com os outros colegas em busca de compreensão das leituras, os discentes desenvolveram uma leitura crítica da função das escolhas linguísticas dos autores na construção do sentido global dos textos. Problematizaram as intenções comunicativas e os efeitos de sentido dessas escolhas, ampliando sua capacidade leitora.

Références

ANDRADE, C. D. Debaixo da ponte. Disponível em: http://www.universodosleitores.com/2012/12/texto-da-semana-debaixo-da-ponte-de.html. Acesso em 05/09/2018.

ANTUNES, I. Assumindo a dimensão interacional da linguagem. In:______. Aula de Português: encontro e interação. São Paulo: Parábola, 2003. p. 39-105.

______. Gramática contextualizada: limpando “o pó das ideias simples”. São Paulo: Parábola, 2014. p. 39-58.

BAKHTIN, M. A interação verbal. In: ______. Marxismo e Filosofia da Linguagem. São Paulo: Hucitec, 2006. p. 112-130.

BLOWER, A. P. Estudante entrevistado pelo GLOBO é alvo de racismo em carta. O Globo, Rio de Janeiro, 14 de mar. 2018. Caderno Sociedade. Disponível em:
https://oglobo.globo.com/sociedade/estudante-entrevistado-pelo-globo-alvo-de-racismo-em-carta-22487847 Acesso em: 10/08/2018.

BRAGA, R. 200 crônicas escolhidas. Rio de Janeiro: Record, 2004. p. 63-64.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: 3º e 4º ciclos do Ensino Fundamental: Língua Portuguesa. Brasília/DF: MEC/SEF, 1998. 107 p.

BRASIL. Orientações Curriculares para o Ensino Médio – Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Brasília: MEC, 2006.

COLOMER, T.; CAMPS, A. O que é ler. In: ______. Ensinar a ler, ensinar a compreender. Porto Alegre: Artmed, 2002. p. 29-47.

GERALDI, J. W. No espaço do trabalho discursivo, alternativas. In:______. Portos de passagem. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997. p. 115-217.

KLEIMAN, A. Oficina de leitura: teoria e prática. Campinas: Pontes, 2002. 102 p.

______. Leitura e prática social no desenvolvimento de competências no ensino médio. In: BUNEZ, C.; MENDONÇA, M. (Orgs.). Português no ensino médio e formação do professor. São Paulo: Parábola, 2006. p. 23-36.

KOCH, I. V.; ELIAS, V. M. Leitura, texto e sentido. In:______. Ler e compreender os sentidos do texto. 3. ed. São Paulo: Contexto, 2017. p. 9-37.

______. Leitura, sistemas de conhecimentos e processamento textual. In:______. Ler e compreender os sentidos do texto. 3. ed. São Paulo: Contexto, 2017. p. 39-56.

LERNER, D. Ler, escrever na escola: o real, o possível e o necessário. In: ______. Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário. Porto Alegre: Artmed, 2002. p. 17-20.

MARCUSCHI, L. A. Processo de compreensão. In:_____. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008. p. 227-281.

SOLÉ, I. O desafio da leitura. In: ______. Estratégias de leitura. 6° ed. Porto Alegre: Artmed,1998. p. 21-38.

TRAVAGLIA, L. C. Objetivos do ensino de língua maternal. In: ______. Gramática e interação: uma proposta para o ensino de gramática. 11. ed. São Paulo: Cortez, 2009. p. 17-20.

______. O texto e o discurso. In: TRAVAGLIA, L. C . Gramática e interação: uma proposta para o ensino de gramática. 11. ed. São Paulo: Cortez, 2009. p. 67-98.

VERÍSSIMO, L. F. Inimigos. Disponível em: https://www.andiorior.com/2016/11/inimigos-luis-fernando-verissimo.html. Acesso em: 30/08/2018.

______. O homem trocado. Disponível em: https://contobrasileiro.com.br/o-homem-trocado-cronica-de-luis-fernando-verissimo/. Acesso em: 07/09/2018.

Téléchargements

Publié-e

2021-02-07

Comment citer

Nazário, M. de L., & Alves Landin , E. . (2021). O trabalho com a competência linguística nas aulas de leitura numa turma de 9º ano do ensino fundamental. Porto Das Letras, 7(1), 358–382. Consulté à l’adresse https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/portodasletras/article/view/10039