Literatura e inclusão: uma parceria ultrapassando os limites
Palabras clave:
Literatura; Educação Inclusiva; Leitura Literária.Resumen
A literatura tem um papel fundamental para a educação inclusiva, e fazer da leitura literária uma prática cotidiana – realizada de forma estimulada e mediada por profissionais do ensino – significa potencializar o indivíduo em sua busca por mais autonomia. Além do mais, sabemos que há textos literários cuja recepção pode nos ajudar com questões da diversidade e da alteridade. Assim, este artigo faz uma reflexão acerca das contribuições da literatura para a formação do aluno inclusivo nas escolas regulares da cidade de Araguaína/TO, problematizando o modo como ela pode ser mediada no âmbito escolar, uma vez que há um déficit significativo de acervo no ensino inclusivo na referida cidade. Metodologicamente, desenvolvemos uma pesquisa bibliográfica, com viés qualitativo. Para embasamento teórico, utilizamos os seguintes autores: Zumthor (2014), Petit (2009), Rangel (2005), Candido (2017), Yunes (1984), Lenhardt e Costa (2012), Mantoan (2003), Silva e Fachin (2002). Como resultado, apontamos que a literatura é um instrumento efetivamente relevante para a educação inclusa, pois muitos horizontes que se ampliam no ensino inclusivo advêm da leitura literária.
Citas
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