LITERATURA GÓTICA E EXPRESSIONISMO LITERÁRIO
MANIFESTAÇÕES ESTÉTICAS DA DENÚNCIA DA OPRESSÃO DO SELF
DOI:
https://doi.org/10.20873/porletras/10Resumen
Possível de ser levada a cabo por meio de múltiplas formas de violência, a opressão do self é o motivo literário que esta pesquisa defende ser o fio comum às cosmovisões e às materialidades literárias góticas e expressionistas. Nosso propósito é comparar ambos os projetos estéticos, de modo que possamos compreender mais amplamente quais seus pontos comuns de interlocução, quer se instalem a partir de semelhanças entre as visões de mundo, quer se estabeleçam a partir de implicações técnicas que recaem sobre a construção da linguagem. Sustentamos a tese de que a literatura gótica (canonicamente inaugurada no século 18) pode ser lida como um protoexpressionismo, dadas as preocupações ontológicas, temáticas e formais comuns que partilha com o movimento vanguardista alemão do século 20 (Expressionismo). De modo especial, tendo em vista o desenvolvimento de projeto mais amplo de pesquisa em andamento, em domínio institucional, registramos comentários especiais ao acervo do escritor estadunidense William Faulkner (1897-1962), de modo a identificar instigantes inflexões expressionistas em seu gótico modernista.
Citas
ARNOLD, Armin. Foreign influences on German expressionist prose. In: WEISSTEIN, Ulrich (ed.). Expressionism as an international literary phenomenon: twenty-one essays and a bibliography. Amsterdam: John Benjamins, 2011. p. 79-96. (Studies in German Literature, Linguistics, and Culture).
DONAHUE, Neil H. Introduction. In: DONAHUE, Neil H. (ed.). A companion to the literature of German Expressionism. New York: Camden House, 2005. p. 1-35. (Studies in German Literature, Linguistics, and Culture).
FAULKNER, William. Absalão, Absalão! Trad. Celso Mauro Paciornik e Julia Romeu. São Paulo: Cosac Naify, 2014.
FURNESS, R. S. Expressionism. London: Methuen, 1973.
GARZILLI, Enrico. Circles without center: paths to the discovery and creation of self in modern literature. Cambridge: Harvard University Press, 1972.
HADERMANN, Paul. Expressionist literature and painting. In: WEISSTEIN, Ulrich (ed.). Expressionism as an international literary phenomenon: twenty-one essays and a bibliography. Amsterdam: John Benjamins, 2011. p. 111-139. (Studies in German Literature, Linguistics, and Culture).
MURPHY, Richard. Theorizing the avant-garde: Modernism, Expressionism, and the problem of postmodernity. Cambridge: Cambridge University Press, 1999. (Literature, Culture, Theory 32).
RIQUELME, John Paul. Modernist gothic. In: HOGLE, Jerrold E. (ed.). The Cambridge companion to the modern gothic. Cambridge: Cambridge University Press, 2014. p. 20-36.
SÁBER, Rogério Lobo. O gótico familiar de William Faulkner e Lúcio Cardoso: formas e dinâmica da opressão. 2020. Tese (Doutorado em Letras – Estudos Literários) – Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2020.
SOKEL, Walter H. The writer in extremis: Expressionism in twentieth-century German literature. Stanford: Stanford University Press, 1959.
SOKEL, Walter H. The prose of German Expressionism. In: DONAHUE, Neil H. (ed.). A companion to the literature of German Expressionism. New York: Camden House, 2005. p. 69-88. (Studies in German Literature, Linguistics, and Culture).
WEISSTEIN, Ulrich. Expressionism as an international literary phenomenon. In: WEISSTEIN, Ulrich (ed.). Expressionism as an international literary phenomenon: twenty-one essays and a bibliography. Amsterdam: John Benjamins, 2011a. p. 15-28. (Studies in German Literature, Linguistics, and Culture).
WEISSTEIN, Ulrich. Expressionism: Style or Weltanschauung? In: WEISSTEIN, Ulrich (ed.). Expressionism as an international literary phenomenon: twenty-one essays and a bibliography. Amsterdam: John Benjamins, 2011b. p. 29-44. (Studies in German Literature, Linguistics, and Culture).
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os autores concordam com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a esta submissão caso seja publicada nesta revista (comentários ao editor podem ser incluídos a seguir).