LITERATURA GÓTICA E EXPRESSIONISMO LITERÁRIO

MANIFESTAÇÕES ESTÉTICAS DA DENÚNCIA DA OPRESSÃO DO SELF

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.20873/porletras/10

Resumen

Possível de ser levada a cabo por meio de múltiplas formas de violência, a opressão do self é o motivo literário que esta pesquisa defende ser o fio comum às cosmovisões e às materialidades literárias góticas e expressionistas. Nosso propósito é comparar ambos os projetos estéticos, de modo que possamos compreender mais amplamente quais seus pontos comuns de interlocução, quer se instalem a partir de semelhanças entre as visões de mundo, quer se estabeleçam a partir de implicações técnicas que recaem sobre a construção da linguagem. Sustentamos a tese de que a literatura gótica (canonicamente inaugurada no século 18) pode ser lida como um protoexpressionismo, dadas as preocupações ontológicas, temáticas e formais comuns que partilha com o movimento vanguardista alemão do século 20 (Expressionismo). De modo especial, tendo em vista o desenvolvimento de projeto mais amplo de pesquisa em andamento, em domínio institucional, registramos comentários especiais ao acervo do escritor estadunidense William Faulkner (1897-1962), de modo a identificar instigantes inflexões expressionistas em seu gótico modernista.

Biografía del autor/a

Rogério Lobo Sáber, Unespar - Universidade Estadual do Paraná

Professor de Literaturas de Língua Inglesa da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) - Campus Apucarana. Chefe da Divisão de Convênios e Mobilidade do Escritório de Relações Internacionais (ERI) da Unespar. Pós-doutor em Estudos Literários (UFMG) e pós-doutor em Filosofia (Faculdade Jesuíta de Belo Horizonte, FAJE). Doutor em Letras - Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Foi bolsista CAPES do Programa Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE), vinculado à Southeast Missouri State University (SEMO, EUA) e ao Center for Faulkner Studies (CFS), tendo sido o primeiro brasileiro a pertencer ao quadro de visiting scholars da instituição. Mestre em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Licenciado em Letras - Português/Inglês e Literaturas, licenciado em Pedagogia e bacharel em Relações Internacionais. Áreas de interesse: Literaturas de Língua Inglesa, Literatura Gótica, Literatura Comparada, Teoria da Literatura, Literatura Infantojuvenil, Estudos Interdisciplinares (Cultura, Arte, Cinema, Música, Teatro, Biografia, Autobiografia, Educação, Educação Superior).

Citas

ARNOLD, Armin. Foreign influences on German expressionist prose. In: WEISSTEIN, Ulrich (ed.). Expressionism as an international literary phenomenon: twenty-one essays and a bibliography. Amsterdam: John Benjamins, 2011. p. 79-96. (Studies in German Literature, Linguistics, and Culture).

DONAHUE, Neil H. Introduction. In: DONAHUE, Neil H. (ed.). A companion to the literature of German Expressionism. New York: Camden House, 2005. p. 1-35. (Studies in German Literature, Linguistics, and Culture).

FAULKNER, William. Absalão, Absalão! Trad. Celso Mauro Paciornik e Julia Romeu. São Paulo: Cosac Naify, 2014.

FURNESS, R. S. Expressionism. London: Methuen, 1973.

GARZILLI, Enrico. Circles without center: paths to the discovery and creation of self in modern literature. Cambridge: Harvard University Press, 1972.

HADERMANN, Paul. Expressionist literature and painting. In: WEISSTEIN, Ulrich (ed.). Expressionism as an international literary phenomenon: twenty-one essays and a bibliography. Amsterdam: John Benjamins, 2011. p. 111-139. (Studies in German Literature, Linguistics, and Culture).

MURPHY, Richard. Theorizing the avant-garde: Modernism, Expressionism, and the problem of postmodernity. Cambridge: Cambridge University Press, 1999. (Literature, Culture, Theory 32).

RIQUELME, John Paul. Modernist gothic. In: HOGLE, Jerrold E. (ed.). The Cambridge companion to the modern gothic. Cambridge: Cambridge University Press, 2014. p. 20-36.

SÁBER, Rogério Lobo. O gótico familiar de William Faulkner e Lúcio Cardoso: formas e dinâmica da opressão. 2020. Tese (Doutorado em Letras – Estudos Literários) – Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2020.

SOKEL, Walter H. The writer in extremis: Expressionism in twentieth-century German literature. Stanford: Stanford University Press, 1959.

SOKEL, Walter H. The prose of German Expressionism. In: DONAHUE, Neil H. (ed.). A companion to the literature of German Expressionism. New York: Camden House, 2005. p. 69-88. (Studies in German Literature, Linguistics, and Culture).

WEISSTEIN, Ulrich. Expressionism as an international literary phenomenon. In: WEISSTEIN, Ulrich (ed.). Expressionism as an international literary phenomenon: twenty-one essays and a bibliography. Amsterdam: John Benjamins, 2011a. p. 15-28. (Studies in German Literature, Linguistics, and Culture).

WEISSTEIN, Ulrich. Expressionism: Style or Weltanschauung? In: WEISSTEIN, Ulrich (ed.). Expressionism as an international literary phenomenon: twenty-one essays and a bibliography. Amsterdam: John Benjamins, 2011b. p. 29-44. (Studies in German Literature, Linguistics, and Culture).

Publicado

2025-03-01

Cómo citar

Sáber, R. L. (2025). LITERATURA GÓTICA E EXPRESSIONISMO LITERÁRIO: MANIFESTAÇÕES ESTÉTICAS DA DENÚNCIA DA OPRESSÃO DO SELF. Porto Das Letras, 11(1), 227–253. https://doi.org/10.20873/porletras/10

Artículos más leídos del mismo autor/a