PRODUÇÃO DE ESCRITA LITERÁRIA EM SALA DE AULA
UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM O GÊNERO CRÔNICA
DOI:
https://doi.org/10.20873/10.20873-2024-89-up87Resumen
Este artigo é o fruto de uma proposta pedagógica experimental e versa sobre a aplicação de uma Sequência Didática (SD) focada no gênero crônica, utilizando a abordagem da Escola Genebrina. O objetivo foi o de analisar o desenvolvimento das capacidades de leitura e escritados discentes envolvidos na produção do gênero, especificamente com estudantes do 7° ano do Ensino Fundamental Anos Finais numa escola pública da cidade de Boca da Mata - AL. Para tanto, adotamos um estudo de natureza qualitativa na análise do material coletado, embasando na Perspectiva Interacionista Sociodiscursiva (ISD) proposta por Bronckart (1999). Observou-se que, embora os estudantes apresentassem facilidade com a tipologia da narrativa, enfrentaram dificuldades de enquadrar seus textos na estrutura e características do gênero crônica. Assim como em usar uma linguagem conotativa, na utilização correta da paragrafação e, também, apresentaram desvios no que se refere ao tema proposto e ao sentido global do texto. No entanto, destacamos que a proposta de sequência didática ofertada favoreceu o desenvolvimento de habilidades de escrita e fomentou estratégias para escrita discentes, corroborando para o desenvolvimento de práticas de escrita literária com o gênero crônica.
Palavras-chave: Gênero crônica; Sequência Didática; Produção de escrita literária.
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