PRODUÇÃO DE ESCRITA LITERÁRIA EM SALA DE AULA

UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM O GÊNERO CRÔNICA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.20873/10.20873-2024-89-up87

Resumen

Este artigo é o fruto de uma proposta pedagógica experimental e versa sobre a aplicação de uma Sequência Didática (SD) focada no gênero crônica, utilizando a abordagem da Escola Genebrina. O objetivo foi o de analisar o desenvolvimento das capacidades de leitura e escritados discentes envolvidos na produção do gênero, especificamente com estudantes do 7° ano do Ensino Fundamental Anos Finais numa escola pública da cidade de Boca da Mata - AL. Para tanto, adotamos um estudo de natureza qualitativa na análise do material coletado, embasando na Perspectiva Interacionista Sociodiscursiva (ISD) proposta por Bronckart (1999). Observou-se que, embora os estudantes apresentassem facilidade com a tipologia da narrativa, enfrentaram dificuldades de enquadrar seus textos na estrutura e características do gênero crônica. Assim como em usar uma linguagem conotativa, na utilização correta da paragrafação e, também, apresentaram desvios no que se refere ao tema proposto e ao sentido global do texto. No entanto, destacamos que a proposta de sequência didática ofertada favoreceu o desenvolvimento de habilidades de escrita e fomentou estratégias para escrita discentes, corroborando para o desenvolvimento de práticas de escrita literária com o gênero crônica.

Palavras-chave: Gênero crônica; Sequência Didática; Produção de escrita literária.

Biografía del autor/a

Rita de C´ássia da Silva Cavalcante, Universidade de Pernambuco - UPE

Mestranda do curso Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras), da Universidade de Pernambuco - UPE, localizado no campus Garanhuns - PE, Brasil. Professora Efetiva da Rede Municipal da Prefeitura de Boca da Mata - AL.

Emmanuella Farias de Almeida Barros, Universidade de Pernambuco - UPE

Professora Adjunta na Universidade de Pernambuco (UPE) Campus Petrolina. Professora Colaboradora do Programa de Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS - Rede Nacional (UPE - Campus Garanhuns). Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (PPGE/UFPE) com período de Doutorado Sanduíche em Lyon (França) na Université Lumière Lyon 2. É membro do Centro de Estudos em Educação e Linguagem (CEEL/UFPE) e do Grupo de Estudos em Alfabetização, Práticas Docentes e Formação de Professores (GEALPRAFOR).

Geam Karlo-Gomes, Universidade de Pernambuco - UPE

Professor do Programa de Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS - Rede Nacional (UPE - Campus Garanhuns). Líder do ITESI/ CNPq - Grupo de Pesquisa Itinerários Interdisciplinares em Estudos Sobre o Imaginário, Linguagens e Culturas . Coordenador do Lali & TIC - Laboratório de Linguagens Tecnologias, Imaginário e Imaginação Criativa (UPE).

Isaac Costa, Universidade de Pernambuco - UPE

Professor do Programa de Mestrado em Letras da Universidade de Pernambuco (PROFLETRAS - UPE). Doutor em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É membro do Grupo de Pesquisa Oficinas de Análise do Discurso: conceitos em movimento e um dos coordenadores do Grupo de Estudos e Pesquisas em Análise de Discurso Pecheutiana (GepAD/UPE).

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Publicado

2024-05-19 — Actualizado el 2024-05-19

Versiones

Cómo citar

Silva Barbosa, P., Silva Cavalcante, R. de C. da, Farias de Almeida Barros, E., Karlo-Gomes, G., & Costa, I. (2024). PRODUÇÃO DE ESCRITA LITERÁRIA EM SALA DE AULA: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM O GÊNERO CRÔNICA. Porto Das Letras, 10(1), 106–134. https://doi.org/10.20873/10.20873-2024-89-up87