Letramento Crítico e Ensino de Língua Espanhola: Analisando Atividades de Leitura do Livro Didático Cercanía Joven

Autores/as

Palabras clave:

Letramento Crítico, Ensino de Língua Espanhola, Livros Didáticos, PNLD, Cercanía Joven.

Resumen

A abordagem do Letramento Crítico (LC) em sala de aula vem ganhando cada vez mais notoriedade, e exemplo disso é o fato de que as Orientações Curriculares para o Ensino Médio (OCEM) apontam para a importância dessa perspectiva educacional no ensino formal. No entanto, notamos a necessidade de realizar estudos que analisem se os livros didáticos (LD) de língua espanhola podem contribuir para o desenvolvimento do LC dos estudantes, já que muitas vezes acabam sendo o único material utilizado pelos professores em sala de aula. Para minimizar tal necessidade, neste artigo buscamos verificar aspectos que propiciam o trabalho do LD Cercanía Joven (2013), aprovado pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2015, sob a perspectiva do LC. Para tanto, apresentamos um apanhado geral das teorias referentes ao LC, destacamos algumas delas e, por meio de análise qualitativa, pontuamos as relações entre as atividades de leitura expostas no livro didático em questão e as noções de LC por nós selecionadas. Os resultados da análise mostram que é possível trabalhar com o LC em algumas atividades do livro, o que contribui para a formação de leitores críticos, sendo que esta formação de leitores críticos é um dos critérios apontados no edital do PNLD para a seleção das coleções. Dessa forma, concluímos que houve avanços na produção de materiais didáticos de língua espanhola em relação às atividades de leitura, em comparação a coleções anteriores, considerando estudos prévios que revelaram que o foco dos LDs geralmente se dava na localização de informações explícitas no texto, na procura de palavras no dicionário e na tradução de trechos específicos. No entanto, ainda é necessário incluir outros tipos de questões para que o trabalho na perspectiva do LC seja mais aprofundado. 

Biografía del autor/a

Ana Florencia Codeglia, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestanda em linguística aplicada pela UFMG. Bolsista CAPES.

Publicado

2016-03-31

Cómo citar

Codeglia, A. F. (2016). Letramento Crítico e Ensino de Língua Espanhola: Analisando Atividades de Leitura do Livro Didático Cercanía Joven. Porto Das Letras, 1(2), p. 22 – 45. Recuperado a partir de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/portodasletras/article/view/1863