A relação entre o texto ficcional e a arte de ler na formação do leitor literário: o exemplo de As Crônicas de Nárnia
Resumen
Discutiremos aqui o texto ficcional associado à arte de ler, considerando a interpretação do texto de C.S. Lewis em As Crônicas de Nárnia e sua relevância para a formação de leitores. Este estudo parte de duas vertentes de pesquisa: Na primeira parte do artigo apresentamos uma concepção abrangente de ficção, levando em consideração a importância da leitura no cotidiano. Ao longo do texto, surgem conceitos sobre a ficção, traçando-se uma linha teórica entre a formação do leitor e a arte de ler. Sabe-se que o gosto pela leitura dos jovens pode ser incentivado por obras ficcionais e, por esse motivo, buscou-se analisar a ligação entre os textos de ficção e os novos questionamentos para a disseminação da leitura. Já na segunda etapa, a pesquisa tem como foco a obra de C. S. Lewis, suas particularidades literárias que justificam a utilização de sua obra na formação de leitores. Para fundamentar o estudo utilizamos referências Ferreiro e Palacio (1987), Mcgrath (2013), Todorov (1975), entre outros.
Citas
Bíblia King James Atualizada (KJA). Edição Corrigida e Revisada Fiel da Bíblia King James. Tradução formal. Editora: Sociedade Bíblica Trinitariana do Brasil; São Paulo, 2012. Copyright 1994.
CHARTIER, R. “Comunidades de leitores”. In: A ordem dos livros: leitores, autores e bibliotecas na Europa entre os séculos XVI e XVIII. Brasília: Editora da UNB, 1999.
D’ONOFRIO, Salvatore. Forma e sentido do texto literário. São Paulo: Ática, 2007.
D'ONOFRIO, Salvatore. Teoria do texto 1: Prolegômenos e teoria narrativa. São Paulo: Ática, 1995.
FERREIRO, Emilia; PALACIO, Margarita Gomez. Os processos de leitura e escrita: novas perspectivas. Tradução de Luiza Maria Silveira. 3ª.ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1987.
LEWIS, C. S. As Crônicas de Nárnia. Tradução Silêda Steuernagel e Paulo Mendes Campos. 2ª ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2009.
MCGRATH, Alister. A vida de C. S. Lewis [livro eletrônico]: do ateísmo às terras de Nárnia; traduzido por Almiro Pisetta. São Paulo: Mundo Cristão, 2013
PETIT, Michèle. A arte de ler ou como resistir à adversidade. Tradução de Arthur Bueno e Camila Boldrini. São Paulo: Editora 34, 2ª ed., 2010.
TEIXEIRA, Lúcia. Leitura e Interpretação de Textos: Contribuições da teoria semiótica. In.: RAMOS, D. V.; ANDRADE, K. S.; PINHO, M. J. de. (orgs). Ensino de Língua e Literatura: Reflexões e perspectivas interdisciplinares. Campinas: Mercado de Letras, 2011.
TODOROV, Tzvetan. Introdução à literatura fantástica. Tradução de Maria Clara Correa Castello. São Paulo: Perspectiva, 1975
YUNES, Eliane. A leitura e a Formação do Leitor: questões culturais e pedagógicas. Rio de Janeiro: Edições Antares, 1984.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os autores concordam com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a esta submissão caso seja publicada nesta revista (comentários ao editor podem ser incluídos a seguir).