Literatura e inclusão: uma parceria ultrapassando os limites

Autores

  • Ana Carolina Alves de Lima Oliveira Universidade Federal do Tocantins - UFT
  • Edla Universidade Federal do Tocantins
  • Lia Testa Universidade Federal do Tocantins

Palavras-chave:

Literatura; Educação Inclusiva; Leitura Literária.

Resumo

A literatura tem um papel fundamental para a educação inclusiva, e fazer da leitura literária uma prática cotidiana – realizada de forma estimulada e mediada por profissionais do ensino – significa potencializar o indivíduo em sua busca por mais autonomia. Além do mais, sabemos que há textos literários cuja recepção pode nos ajudar com questões da diversidade e da alteridade. Assim, este artigo faz uma reflexão acerca das contribuições da literatura para a formação do aluno inclusivo nas escolas regulares da cidade de Araguaína/TO, problematizando o modo como ela pode ser mediada no âmbito escolar, uma vez que há um déficit significativo de acervo no ensino inclusivo na referida cidade. Metodologicamente, desenvolvemos uma pesquisa bibliográfica, com viés qualitativo. Para embasamento teórico, utilizamos os seguintes autores: Zumthor (2014), Petit (2009), Rangel (2005), Candido (2017), Yunes (1984), Lenhardt e Costa (2012), Mantoan (2003), Silva e Fachin (2002). Como resultado, apontamos que a literatura é um instrumento efetivamente relevante para a educação inclusa, pois muitos horizontes que se ampliam no ensino inclusivo advêm da leitura literária.

Biografia do Autor

Edla, Universidade Federal do Tocantins

2 Mestranda em Educação na UDE- Universidade de La Empresa- Montevidéu- Uruguai. Pós-Graduada em Administração, Coordenação e Direção Escolar; Pós-Graduada em Libras-Educação para Surdos. Licenciada em Pedagogia. Professora/Interprete de Língua Brasileira de Sinais-Libras. 

Lia Testa, Universidade Federal do Tocantins

Doutorado em Comunicação e Semiótica (PUC/SP – 2015), Mestrado em Letras pela UEL –Universidade Estadual de Londrina (2002). É professora de Literatura Portuguesa do Curso de Letras, da Universidade Federal do Tocantins (UFT/Câmpus de Araguaína) e do Curso de Pós-graduação em Língua e Literatura – PPGL/UFT.

Referências

BRASIL. LDB: Lei de diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2017. 58 p.
BRASIL. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Brasília, DF: Presidência da República, [2015]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm. Acesso em: 13 de agosto de 2019.
BRASIL. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Documento elaborado pelo Grupo de Trabalho nomeado pela Portaria Ministerial nº 555, de junho de 2007, prorrogada pela Portaria nº 948, de outubro de 2007. Brasília, DF: MEC, 2008.
CALVINO, Ítalo. Por que ler os clássicos. Tradução Nilson Moulin. São Paulo: Penguin Companhia, 2009.
CANDIDO, Antonio. O direito à literatura. In: Vários Escritos. 6. ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2017.
LENHARDT, Jaqueline; COSTA, Gisele M. Tonin da. Literatura Infantil e Educação Inclusiva: inúmeras possibilidades no processo ensino-aprendizagem. Revista de Educação do IDEAU, v. 7, n. 16, jul./dez. 2012.
MANTOAN, Maria Teresa Egler. Inclusão Escolar: o que é? Por quê? Como fazer? São Paulo: Moderna, 2003. (Coleção cotidiano escolar).
PETIT, Michèle. A arte de ler ou como resistir à adversidade. Tradução Arthur Bueno e Camila Boldrini. São Paulo: Ed. 34, 2009.
RANGEL, Egon de Oliveira. Literatura e livro didático no ensino médio: caminhos e ciladas na formação do leitor. In: PAIVA, Aparecida; MARTINS, Aracy; PAULINO, Graça; VERSIANI, Zélia (org.). Leituras literárias: discursos transitivos. Belo Horizonte: Ceale; Autêntica, 2005.
SILVA, Maria Emília da; FACHIN, Gleisy Regina Bóries. Leitura para portadores de deficiência com necessidades especiais: relato de uma experiência. Revista ACB, Florianópolis, v. 7, n. 1/2, p. 148-156, 2002.
YUNES, Eliana. A leitura e a Formação do Leitor: questões culturais e pedagógicas. Rio de Janeiro: Edições Antares, 1984.
ZUMTHOR, Paul. Performance, recepção e leitura. Tradução Jerusa Pires Ferreira e Suely Fenerich. 2. ed. São Paulo: Cosac Naify, 2014.

Downloads

Publicado

2020-06-22

Como Citar

Alves de Lima Oliveira, A. C., G. de Alencar Trigueiro, E. M. ., & Testa, E. C. (2020). Literatura e inclusão: uma parceria ultrapassando os limites. Porto Das Letras, 6(2), 110–124. Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/portodasletras/article/view/8484