O NÓ DE GULLAR: lírica e testemunho em Dentro da noite veloz
DOI:
https://doi.org/10.20873.24e07Resumen
RESUMO: O artigo tem como objetivo geral compreender como a problemática “lírica e testemunho” se manifesta no livro Dentro da noite veloz, de Ferreira Gullar. Para isso, contextualizamos brevemente a obra de Ferreira Gullar com seus traços testemunhais e engajados para, a partir daí, rastrearmos essas marcas nos poemas selecionados, articulando-as com a análise detalhada da expressão da subjetividade lírica em algumas passagens da obra, buscando compreender como se dá a constituição da voz subjetiva nesses poemas que, lançando-se no dever de transformar a realidade social, recusam o tom retórico e panfletário para dar lugar a uma experiência estética rica e politicamente ativa. Para essa tarefa, trazemos, da fortuna crítica de Gullar, as reflexões fundamentais de João Luiz Lafetá e Eleonora Camenietzki.
Citas
CAMENIETZKI, Eleonora Z. Poesia e política: a trajetória de Ferreira Gullar. Rio de Janeiro: Revan, 2006.
GULLAR, Ferreira. Toda Poesia. Rio de Janeiro: José Olympio, 2015.
LAFETÁ, João Luiz. Traduzir-se: ensaio sobre a poesia de Ferreira Gullar. In: A dimensão da noite e outros ensaios. São Paulo: Editora 34, 2004.
SELIGMANN-SILVA, Márcio. O local do testemunho. Tempo e argumento (UDESC), v. 2, n. 1, p. 3-20, 2010.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os autores concordam com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a esta submissão caso seja publicada nesta revista (comentários ao editor podem ser incluídos a seguir).