ENSAIANDO O CONCEITO DE RACIALIDADE A PARTIR DO PRISMA DISCURSIVO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.20873/10.20873-2024-319877

Resumen

Assim como o capitalismo, o racismo tem se reinventado e readaptado aos diversos conceitos e ferramentas emergentes do século XX e do século XXI. A internet, os reality shows, a uberização do trabalho e toda sorte de recursos visuais escancaram as estruturas sociais que fomentam, fortalecem e sustentam a estrutura do racismo, da desigualdade racial e do genocídio do negro brasileiro. Refletiremos sobre o conceito de raça. Em uma pesquisa acadêmica há uma preocupação sobre quem fala, o que fala e para quem se fala, sendo assim, pensaremos sobre como esse conceito está chegando para a população e para quem se dirige. E, assim, conseguimos vislumbrar a seguinte questão: que tipo de dispositivo analítico discursivo eu preciso construir para pensar raça? Para isso, utilizamos Frantz Fanon (2008), Stuart Hall (2015a; 2003b), Kwame Appiah (1997), com temas concernentes a raça e racialidade; e Ferdinand Saussure (1975), Jaques Lacan (1979), Mariana Cestari (2017) e Rogério Modesto (2018), com temas concernentes a significado e significante, e discursos racializados, no intuito de refletir esses conceitos e pensá-los no âmago da sociedade.

Biografía del autor/a

Luiz Henrique Costa de Santana, Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (UFAPE)

LUIZ HENRIQUE COSTA DE SANTANA é Educador Popular, Graduando da Universidade Federal do Agreste Pernambucano (UFAPE) do 7º período do curso de Licenciatura em Letras — Português e Inglês. Membro do Grupo de Estudos em História e Literatura (GEHISLIT/ PUC Minas). Tem interesse em Literatura, Literatura e memória, Metaliteratura, Estudos Literários, Estudos Culturais e Teoria Crítica d'O Imaginário. PETiano bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET) — Conexões: Arte, Cultura e Educação em Comunidades populares e quilombolas na UFAPE.

 

 

Citas

APPIAH, Anthony. Na casa de meu pai. A África na filosofia da cultura. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997.

CESTARI, Mariana J. Por uma tomada de posição feminista e antirracista na Análise de Discurso. In: ZOPPI FONTANA, Mónica; FERRARI, Ana Josefina. (Org.). Mulheres em discurso: identificação de gênero e práticas de resistência. Campinas: Pontes, 2017, p. 183-203.

HALL, Stuart. Raça, o significante flutuante. Tradução de Liv Sovik, em colaboração com Katia Santos. Rio de Janeiro. Revista Z Cultural, n.2, ano 8, 2015a

___________. Da diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003.

hooks, bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2017.

LACAN, Jacques. Seminário XI: Os quatro conceitos fundamentais da psicanálise”. RJ:Jorge Zahar Ed, 1979.

MANO A MANO: Mano Brown recebe Lula. Entrevistado: Ex-presidente da república Luiz Inácio Lula da Silva. Entrevistador: Mano Brown (Pedro Paulo Soares Pereira) 09 set. 2021. Podcast: Original Spotfiy. Disponível em: <https://open.spotify.com/embed-podcast/episode/0tlWq1FO7REyWexaI16Iz5>. Acesso em: 24 set. 2021.

MODESTO, Rogério. Interpelação ideológica e tensão racial: efeitos de um grito. In: Revista Littera, v. 9, n. 17, 2018b, p. 124-145.

ORLANDI, E. N/O limiar da cidade. In: Rua, num. esp. Campinas: Nudecri/Unicamp, 1999.

RUFINO, Luiz. Minicurso "Pedagogia das Encruzilhadas" com Luiz Rufino. Youtube, 14 de dez. de 2020. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=il0mhfDcAIg&t=4097s&ab_channel=Drag%C3%A3odoMar>. Acesso em: 08 de set. 2021.

RUFINO, Luiz. SIMAS, Luiz Antônio. Flechas no tempo: a Educação como Encante. Disponível em:

<https://www.youtube.com/watch?v=dXh7SxfBQUE&t=3652s&ab_channel=MuseudeArtedoRio>. Acesso em: 06 de outubro 2021.

SAUSSURE, F. Curso de Linguística Geral. Trad. Antônio Chelini, José Paulo Paes, Isidoro Blikstein Cultrix, São Paulo: 1975.

ZOPPI FONTANA, Mónica. “Lugar de fala”: enunciação, subjetivação, resistência. In: Conexão Letras, UFRGS, Porto Alegre, v. 12, 2017, p. 63-71.

Publicado

2024-05-19 — Actualizado el 2024-05-19

Versiones

Cómo citar

Henrique Costa de Santana, L., & de Freitas Silva, C. (2024). ENSAIANDO O CONCEITO DE RACIALIDADE A PARTIR DO PRISMA DISCURSIVO. Porto Das Letras, 10(1), 267–284. https://doi.org/10.20873/10.20873-2024-319877