Um Olhar Para Além do Capital: a possibilidade de superação do modelo neoliberal em educação
Keywords:
Trabalho Docente, Neoliberalismo, Polivalência, Capitalismo.Abstract
O presente artigo tem como objetivo apresentar a proposta neoliberal e suas influências no campo educacional, provocando alterações no processo de forma do trabalho docente. Foi elaborado através de pesquisa bibliográfica em autores que discutem a temática de forma crítica, como Saviani, Brenchetti, Freidman, Frigoto, Gentili, Mészáros e outros. Esses autores afirmam que a centralização dos governos neoliberais é máxima quando se refere a decisões sobre as políticas educacionais e é mínima em relação aos financiamentos e às obrigações para com as escolas. Todas essas mudanças institucionais que vêm ocorrendo no âmbito educacional fazem parte de uma política mais ampla, instituída nos países capitalistas, para manter um complexo processo de dominação. Apresentamos inicialmente a orientação neoliberal a partir da década de 70 como sendo a solução para superação da crise econômica mundial, enfocamos o trabalho docente na dimensão de polivalência que contraditoriamente a politecnia a reduz em uma orientação técnica. Ainda sobre o trabalho docente mostramos sua atuação como espetáculo, ou seja, o professor na perspectiva neoliberal terá que usar de malabarismos para satisfazer as exigências impostas pelo mercado e pelo cliente. Por fim e como contraponto apresentamos a educação para além do capital, como sendo uma possibilidade em aberto que a história nos proporciona. A partir dessa compreensão devemos pensar a educação como perspectiva de luta emancipatória contra o domínio do capital.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os autores concordam com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a esta submissão caso seja publicada nesta revista (comentários ao editor podem ser incluídos a seguir).