Uma análise sociorretórica de conclusões de dissertações de mestrado escritas por pesquisadores da cultura (inter)disciplinar em História e Letras

Autor/innen

Abstract

Este estudo objetiva analisar as práticas discursivas e os movimentos retóricos de seções de conclusões de dissertações de mestrado escritas por pesquisadores/as iniciantes da área disciplinar em História e Letras da Feclesc/UECE. Na perspectiva retórico-analítica das poucas pesquisas realizadas sobre dissertações e teses, focando nas seções de introdução e discussão (DUDLEY-EVANS, 1986, 1994) e a macroestrutura de conclusões de teses (BUNTON, 2005; ARAÚJO, 1996, 2006) à luz da sociorretórica de John Swales (1990, 2004). Ancoramo-nos, metodologicamente, em uma retórica contrastiva (CARVALHO, 2005), visando aplicar o modelo retórico de Araújo (2006) para conclusões de teses, e, ainda fazer uma leitura crítica dos modelos de Buntun (2005) para conclusões de teses, Nwogu (1997) e Costa (2015) para artigos da área da Medicina, enfim, o modelo de Paiva e Duarte (2017, 2018c) para artigos de graduados em Letras, no sentido de descrever e analisar a configuração retórica de 10 conclusões oriundas de dissertações da área de História e Letras, evidenciando as práticas discursivas recorrentes desses pesquisadores na produção escrita do gênero dissertação de mestrado na cultura do saber (inter)disciplinar.

Autor/innen-Biografie

Francisco Jeimes de Oliveira Paiva, Universidade Estadual do Ceará e Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Mestre pelo Programa de Mestrado Acadêmico Interdisciplinar em História e Letras na Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC), campus da Universidade Estadual do Ceará (2019). Especialista em Ensino de LÍNGUA PORTUGUESA e LITERATURAS e ADMINISTRAÇÃO de RECURSOS HUMANOS e GESTÃO de PESSOAS pela FTDR/CE. Especialista em Gestão Escolar Integrada e Práticas Pedagógicas pela Universidade Cândido Mendes/UCAM (2017). GRADUADO em LETRAS (Língua Portuguesa e Literaturas) pela Universidade Estadual do Ceará (2011). Atualmente é PROFESSOR Efetivo de Língua Portuguesa/Literaturas da Secretaria de Educação Básica do Estado do Ceará. Professor Coordenador da Área de Linguagens (PCA, 2016 a 2017) da Escola Estadual: EEFM Egídia Cavalcante Chagas. Foi Professor SUPERVISOR do PIBID da Universidade Estadual do Ceará-UECE/CAPES/MEC (2012/2013). É Revisor/Editor com Certificate for Reviewing Papers pela International Journal of Linguistics and Education (IJLE/SciencePG). É Revisor ad hoc da REVISTA ELETRÔNICA CIENTÍFICA DE ENSINO INTERDISCIPLINAR - RECEI (do Grupo de Pesquisa Contexto e Educação - CONTEXTO (CNPq/UERN), da Faculdade de Educação - FE/UERN, e ao Programa de Pós-Graduação em Ensino - PosEnsino, Mestrado em Ensino, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). É Revisor ad hoc da REVISTA ENTRELACES, do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFC. É Revisor ad hoc da Revista Interfaces da Educação, editada pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). É Revisor ad hoc da Revista Discurso em Cena ( do Grupo de Estudos e Pesquisa em Linguagem e Análise de Discurso (GEPLAD) e do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade de Brasília). É Revisor ad hoc da Revista Ininga/Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal do Piauí (UFPI). É Revisor ad hoc da Revista Desempenho (editada e gerida pelos discentes do Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada da UnB). É Revisor ad hoc da Revista EDUCAÇÃO EM FOCO. Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual de Minas Gerais/UEMG). Revisor ad hoc da Revista Docência do Ensino Superior é um periódico científico editado pelo GIZ - Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino, vinculada à Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É Revisor ad hoc da Revista Primeira Escrita - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/CPAQ - Curso de Letras. É Revisor ad hoc da Revista Reflexão e Ação do do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado da Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC. É membro do Conselho Consultivo da Revista Form@re/Parfor/UFPI. Fundador e coordenador do Laboratório de Práticas de Letramentos, Multimodalidade e Produção de Materiais Didáticos Digitais (LABLENDI, 2016).

Literaturhinweise

ALMEIDA, P. R.; ABREU, L. E.; VARELLA, M. D. O que se espera de uma dissertação de mestrado? Disponível em: https://www.uniceub.br/arquivo/86ng_20190128114649*pdf?AID=2442. Acesso em: 04 fev. 2019.

ARAÚJO, A. D. Lexical signalling: a study of unspecific-nouns in book reviews. 1996. 250f. Tese (Doutorado em Linguística). Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 1996.

______. Práticas discursivas em conclusões de teses de doutorado. Revista Linguagem em (Dis)curso, volume 6, número 3, set./dez. 2006. Disponível em: http://www.portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/Linguagem_Discurso/article/view/345/366. Acesso em: 14 jan. 2019.

ARAUJO, A. C. M. Análise contrastiva dos movimentos retóricos do gênero prefácio em livros de química e linguística. Littera Online, v. 7. n. 12. 2016. Disponível em: http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/littera/article/view/5709. Acesso em: 05 jan. 2019.

ASKEHAVE, I.; NIELSEN, A. E. Web-mediated genres: a challenge to traditional genre theory. Working Papers, n. 6, p. 1-50, 2004.

_______.; SWALES, J. M. Genre indentification and communicative purpose: a problem and a possible solution. Applied Linguistics, v.22, n.2, p. 195-212, 2001.

_______. Identificação de gênero e propósito comunicativo: um problema e uma possível solução. In: BEZERRA, B. G.; BIASI-RODRIGUES, B.; CAVALCANTE, M. M. (Org.). Gêneros e sequências textuais. Recife: Edupe, 2009. p. 221-247.

BARTON, D.; HAMILTON, M. Local Literacy: reading and writing in one community. London: Routledge, 1998.

BAZERMAN, C. Speech acts, genres, and activity systems: how texts organize activity and people. In: BAZERMAN, C.; PRIOR, P. (Orgs.). What writing does and how it does it: an introduction to analizing texts and textual practices. Mahwah, NJ: Lawrence Erlbaum Associates, 2004. p. 309-337.

______. Gênero, agência e escrita. 2. ed. São Paulo, Cortez, 2006.

BAZERMAN; HOFFNAGEL, J. C.; DIONÍSIO, A. P. (Orgs.). Gêneros textuais, tipificação e interação. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2009.

BAZERMAN, C. Gêneros textuais, tipificação e interação. 2. ed. São Paulo, Cortez, 2011.

______. Teoria da ação letrada. São Paulo: Parábola, 2015a.

______. Retórica da ação letrada. (Trad. Adail Sobral, Angela Dionisio, Judith Chambliss Hoffnagel, Pietra Acunha). São Paulo: Parábola Editorial, 2015b.

BERNARDINO, C. G.; VALENTIM, D. L. O gênero artigo acadêmico e a cultura disciplinar da área do direito: as primícias de uma análise sociorretórica. RevLet – Revista Virtual de Letras, v. 08, nº 02, ago./dez, 2016. ISSN: 2176-9125. Disponível em: http://www.revlet.com.br/artigos/380.pdf. Acesso em: 10 dez. 2018.

BERNARDINO, C. G.; PACHECO, J. T. S. Uma análise sociorretórica de Introduções em artigos originais da cultura disciplinar da área de Nutrição. Fórum Linguístico, Florianópolis, v. 14, n. 1, p. 1749-1766, mar. 2017. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/. Acesso em: 10 dez. 2018.

BEZERRA, B. G. Gêneros no contexto brasileiro: questões [meta]teóricas e conceituais. São Paulo: Parábola Editorial, 2017.

______. Gêneros introdutórios em livros acadêmicos. 2006. 256f. Tese (Doutorado em Linguística). Pernambuco: Universidade Federal de Pernambuco, 2006.

BIASI-RODRIGUES, B.; HEMAIS, B.; ARAÚJO, J. C. Análise de gêneros na abordagem de Swales: princípios teóricos e metodológicos. In: BIASI-RODRIGUES, B.; ARAÚJO, J. C.; SOUSA, S. T. (Org.). Gêneros textuais e comunidades discursivas: um diálogo com John Swales. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.

BIASI-RODRIGUES, B.; BEZERRA, B. G. Propósito comunicativo em análise de gêneros. Ling. (dis)curso, Tubarão, v. 12, n. 1, p. 231-249, Apr. 2012.

BIASI-RODRIGUES, B. Estratégias de condução de informações em resumos de dissertações. 1998. 211f. Tese (Doutorado em Linguística). Universidade Federal de Santa Catarina, 1998.

BUNTON, D. The structure of PHD conclusion chapters. Journal of English for academic purposes, n. 4, p. 207-224, 2005.

______. The use of higher level metatext in Ph.D theses. English for specific purposes, n. 18, p. 41-56, 1999.
BHATIA, V. K. Analysing genre: language use in professional settings. London: Longman, 1993.

CARVALHO, G. de. Gênero como ação social em Miller e Bazerman: o conceito, uma sugestão metodológica e um exemplo de aplicação. 130-149. In: MEURER, J. L. BONINI et al. (orgs.). Gêneros: teorias, métodos, debates. São Paulo: Parábola Editorial, 2005.

COSTA, R. L. S. da. Culturas disciplinares e artigos acadêmicos experimentais: um estudo comparativo da descrição sociorretórica. 2015. 242f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) – Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2015.

CHIZZOTTI, A. A pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais: evolução e desafios. Revista Portuguesa de Educação, Braga, v. 16, n. 2, p. 221-236, 2003.

DUDLEY-EVANS, T. Genre analysis: an investigation of the introduction and discussions sections of MSc dissertations. In: COULTHARD, M. (Ed.). Talking about text. Birmingham: English Language Research, 1986. p. 128-145.

FACHIN, O. Fundamentos de metodologia. 4. ed. São Paulo: Saraiva, 2003.

HEMAIS, B.; BIASI-RODRIGUES, B. Princípios teóricos metodológicos para análise de gêneros na perspectiva de J. M. Swales. In: MEURER, V. L.; BONINI, A.; MOTA-ROTH, D. Gênero: teorias métodos e debates. São Paulo: Parábola, 2005.

HYLAND, K. Disciplinary discourse: social interactions in academic writing. Singapura: Pearson Edacation Limited, 2000.

LAKATOS, E. M.; MARCONI, L. Metodologia do Trabalho Científico: procedimentos básicos, pesquisa bibliográfica, projeto e relatório, publicações e trabalhos científicos. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2001.

MARCUSCHI, L. A. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: DIONÍSIO, A. P.; MACHADO, A. R.; BEZERRA, M. A. (Orgs.). Gêneros textuais e ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002, p. 19-36.

MILLER, C. R. Gênero textual, agência e tecnologia. DIONÍSIO, A. P.; HOFFNAGEL, J. C. (Orgs.). [Tradução de Judith Hoffnagel]. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.

______. Gênero como ação social. In: DIONÍSIO, A. P.; HOFFNAGEL, J. C. (Orgs.). Gênero tex¬tual, agência e tecnologia. Recife: Editora Universitária da UFPE, p. 21-44, 2009a. (Texto original: Genre as social action. Quarterly Journal of Speech, p. 151-167, May, 1984).

______. Comunidade retórica: a base cultural dos gêneros. In: DIONÍSIO, A. P.; HOFFNAGEL, J. C. (Orgs.). Gênero tex¬tual, agência e tecnologia. Recife: Editora Universitária da UFPE, p. 45-58, 2009b. (Texto original: Rhetorical community: the cultural basis of genre. Trabalho apresentado no Re-Thinking Genre Seminar, Universidade de Carleton, Ottwa, 1992).

MOTTA-ROTH, D. A construção social do gênero resenha acadêmica. In: MEURER, J. L. & MOTTA-ROTH, D. (Orgs.). Gêneros textuais: subsídios para o ensino da linguagem. Bauru: EDUSC, 2002. p.77-116.

MUNIZ-OLIVEIRA, S.; BARRICELLI, E. Uma análise do gênero dissertação de mestrado: o modelo didático. Raído, Dourados, MS, v. 3, n. 6, p. 85-93, jul./dez. 2009. Disponível em: http://moodle.stoa.usp.br/file.php/791/MD_MUNIZ-OLIVEIRA_BARRICELLI.pdf. Acesso em: 02 fev. 2019.

NWOGU, K. N. The Medical research paper: structure and functions. English for Specific Purposes, Washington, v. 16, n. 2, p. 119-138, 1997. Disponível em: http://ecourse.uoi.gr/pluginfile.php/93144/mod_resource/content/1/Medical%20research%20paper.pdf. Acesso em: 14 jan. 2019.

OLIVEIRA, F. V. A. A organização retórica da seção de considerações finais do gênero monografia em comunidades disciplinares distintas. 2016. 123f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Letras), Programa de Pós-Graduação em Letras – PPGEL, Universidade Federal do Piauí, Teresina – Piauí, 2016.

OLIVEIRA, A. C. A. de. Memorial Acadêmico: contexto comunicativo-situacional de produção e organização retórica do gênero. 2005. 184f. Dissertação (Mestrado em Linguística). Fortaleza: Universidade Federal do Ceará – UFC, 2005.

PAIVA, F. J. de. Artigo Acadêmico Experimental: uma análise da experiência de escrita de alunos iniciantes do Curso de Letras da UECE, campus Limoeiro do Norte (FAFIDAM). 2011. 166f. Monografia (Licenciatura Plena em Língua Portuguesa e suas respectivas Literaturas). Limoeiro do Norte-CE: Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos, UECE, 2011.

_______. Configuração verbo-visual e estratégias de recontextualização em propostas de redação do Enem. 2019. 250f. Dissertação (Mestrado Acadêmico Interdisciplinar em História e Letras), Universidade Estadual do Ceará, Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central/FECLESC, Quixadá/CE, 2019.

_______. Um estudo retórico de seções de análise e discussão de resultados em artigos acadêmicos escritos por estudantes do curso de letras. Lingu@ Nostr@ - Revista Virtual de Estudos de Gramática e Linguística do Curso de Letras da Faculdade de Tecnologia IPUC – FATIPUC, v. 6. N. 1, p. 113-133, jan.-jul.2018c. https://linguanostra.ipuc.edu.br/index.php/Linguanostra/article/view/329/199. Acesso em: 04 fev. 2019.

PAIVA, F. J. de O.; DUARTE, A. L. M. Uma análise sociorretórica de seções de conclusão de artigos acadêmicos na perspectiva dos estudos linguísticos. Revista (Entre Parênteses), Número 7, Volume 1, 2018a – ISSN 2238-4502. Disponível em: https://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/entreparenteses/article/view/777/pdf. Acesso em: 03 fev. 2019.

_______. Uma organização retórica da seção de metodologia em artigos acadêmicos escritos por estudantes do curso de letras na perspectiva dos estudos linguísticos. Form@re. Revista do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica. Universidade Federal do Piauí, v.6, n. 1, p.102-123, jan. / jun. 2018b. ISSN: 2318-986X. Disponível em: http://www.ojs.ufpi.br/index.php/parfor/article/view/7061/4299. Acesso em: 04 fev. 2019.

_______. Uma análise do artigo acadêmico experimental: as práticas discursivas e as experiências de escrita de alunos iniciantes do curso de letras. Mosaico (Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas – UNESP), São José do Rio Preto, SP – Brasil, 2017. Disponível em: http://www.olhodagua.ibilce.unesp.br/index.php/revistamosaico/article/view/430/422. Acesso em: 04 fev. 2019.

PACHECO, J. T. S.; BERNARDINO, C. G.; FREITAS, T. L. de. Um estudo sociorretórico da seção de Conclusão em artigos originais da cultura disciplinar da área de Nutrição. Entrepalavras, Fortaleza, v. 8, p. 119-139, jan./abr. 2018. Disponível em: http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/1101. Acesso em: 02 jan. 2019.

RAUEN, F. J. Elementos de iniciação à pesquisa: incluem orientações para a referenciação de documentos eletrônicos. Rio do Sul: Nova Era, 1999.

ROESCH, S. M.; ANTUNES, E. D. D.; SILVA, L. V. da. Tendências da pesquisa em Recursos Humanos e Organizações – uma análise das dissertações de mestrado. In: Encontro da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Administração, 21., 1997, Rio de Janeiro. Anais... Rio das Pedras: ANPAD, 1997.

RUIZ, J. Á. Metodologia científica: guia para eficiência nos estudos. 6.ed. São Paulo: Atlas, 2006.

SEVERINO, A. J. Metodologia do Trabalho Científico. 20. ed. São Paulo: Cortez, 1996.

SWALES, J. M. the function of one type participle in a chemistry text. In: BIASI-RODRIGUES, B.; ARAÚJO, J.C.; SOUSA, S.C.T. de. (Orgs). Gêneros textuais e comunidades discursivas: um diálogo com John Swales. Belo Horizonte: Autentica Editora, p. 17-32, 2009.

_______. Genre analysis: English in academic and research settings. Cambridge: University Press, 1990.

_______. Re-thinking genre: another look at discourse community effects comunicação apresentada em Re-thinking Genre Colloquium, Ottawa: Carleton University, 1992.

_______. Genre and engagement. Revue belge de philology et d´historie, v. 71, p. 687-698,1993.

_______. Other floors, other voices: a textography of a small university building. Mahwah, N.J.Lawrence Erbaum, 1998.

_______. Research genres: explorations and applications. Cambridge: Cambridge University Press, 2004.

Veröffentlicht

2019-09-05

Zitationsvorschlag

de Oliveira Paiva, F. J. (2019). Uma análise sociorretórica de conclusões de dissertações de mestrado escritas por pesquisadores da cultura (inter)disciplinar em História e Letras. Porto Das Letras, 5(2), 136–161. Abgerufen von https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/portodasletras/article/view/6584

Ausgabe

Rubrik

ESTUDOS DA LINGUAGEM