O Fator Multicultural Presente em Sala de Aula no Filme "Entre os Muros da Escola"
Abstract
No presente artigo, abordaremos o fator multicultural na pós-modernidade e os desafios que isto traz, não somente à sociedade atual, como em várias de suas esferas. O filme Entre os muros da escola (2008), de Laurent Cantet, aborda a questão educacional e possibilita uma reflexão sobre como lidar com tal pluriculturalismo dentro de sala de aula, e a construção identitária dos alunos, ressaltando o papel do educador e os desafios enfrentados pelo mesmo dentro do seu âmbito de trabalho. Nossa proposta metodológica consiste no estudo analítico de algumas cenas e fotogramas do filme. Como referencial teórico, consideramos autores como Stuart Hall, Pierre Bourdieu e Paulo Freire, além dos teóricos do cinema como André Bazin e Marcel Martin dentre outros. Com base na leitura cinematográfica, discutiremos também a proposta do cinema em abordar as dificuldades encontradas, não somente, pelo professor, mas entre os próprios alunos de se lidar com diferentes culturas, religiões e até mesmo formas de se vestir.
Literaturhinweise
FREIRE, Paulo. II Parte: Ação cultural e conscientização. In: ______________. Ação cultural para a liberdade e outros escritos. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1981, p.53-70.
HALL, Stuart. A distinção multicultual/multiculturalismo. In: _____________. Dá Diáspora identidades e mediações culturais. Belo Horizonte, UFMG, 2003, p.50-73.
HOBSBAWM, E.J. O nacionalismo no final do século XX. In: _____________. Nações e Nacionalismo desde 1780. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1990, p.195-215.
FREIRE, Paulo. As relações homem-mundo, os temas geradores e o conteúdo programático desta educação. In _____________. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 2005, p.100-110.
BAZIN, André. A evolução da linguagem cinematográfica. In: __________. O cinema, ensaios. Tradução: Eloísa de Araújo Ribeiro. São Paulo, Brasiliense. 1991, p.66-81.
MARTIN, Marcel. A linguagem cinematográfica. Tradução: Lauro Antonio; Maria Eduarda Colares. Lisboa, Dinalivros, 2005.
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Os autores concordam com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a esta submissão caso seja publicada nesta revista (comentários ao editor podem ser incluídos a seguir).