“SÓ O PROFESSOR NÃO QUER TRABALHAR”
OS DIZERES ACERCA DA EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.20873/10.20873-2024-hd1Abstract
A proposta deste artigo é dar a conhecer o resultado final da dissertação de mestrado, intitulada “Efeitos de sentido e educação na pandemia: dizeres em circulação de um porta-voz do governo”, a qual analisou dizeres do então Ministro da Educação, Milton Ribeiro, que esteve à frente da pasta entre julho de 2020 e março de 2022, tendo como suporte metodológico a Análise de Discurso franco-brasileira. Desse modo, a questão de pesquisa que norteia o artigo é compreender o processo de constituição de sentidos acerca da educação pública, por meio do discurso em circulação no referido contexto. Dessa forma, o corpus de pesquisa foi composto por sequências discursivas extraídas de dizeres do ex-ministro que circularam na mídia. Diante disso, foi possível identificar alguns efeitos de atualização e naturalização de sentidos, que funcionam no fio do discurso de modo a vincular e relacionar as sequências entre si, sobretudo, o imaginário de que os professores não trabalharam durante a pandemia e atrapalharam o retorno às aulas presenciais. Buscou-se, portanto, compreender o efeito do ideológico e do político que determinam as práticas discursivas e que fazem com que sentidos e dizeres, a respeito da educação no Brasil, sejam naturalizados e reproduzidos pela sociedade.
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