Das Torres Gêmeas ao autismo

cotidiano, dramas e desafios da primeira década do século XXI em Querido John, de Nicholas Sparks

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.20873.24223

Abstract

O século XXI foi iniciado com profundas transformações provocadas pelo ataque as Torres Gêmeas que desencadearam ações de governos e países, afetando às vidas de milhões de pessoas. A análise de uma obra literária que alcançou milhões de cópias vendidas e foi utilizada para embasar um filme de Hollywood, Querido John, de Nicholas Sparks, nos possibilita adentrar nos dramas dos personagens em seus romances, cotidiano, atividades econômicas que tiveram suas experiências profundamente afetadas pela guerra. Temas importantes são abordados na obra, como autismo, educação especial, amores, trabalho, problemas familiares, guerras e que nos permitem pensar sobre os conflitos no século XXI e como os diferentes sujeitos reelaboram suas vidas em um mundo marcado por rupturas e reconstruções, anunciadas logo no começo do novo século, abalando as vidas de diferentes populações em todo o planeta. O cotidiano e as relações familiares de autistas ganham destaque especial em Querido John, permitindo aos leitores repensar sobre conceitos e preconceitos da sociedade e como a liquidez do século XXI afeta profundamente às vidas de pessoas com autismo e como a guerra desconstroi temporalidades e perspectivas nas sociedades afetadas.

Autor/innen-Biografien

César Martins de Souza, Universidade Federal do Pará

Bacharel e Licenciado em História/UFPA, Mestre em Antropologia/UFPA. Doutor em História pela Universidade Federal Fluminense. Atualmente desenvolve Estágio Pós-Doutoral junto ao Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Pará. Professor do Programa de Pós-Graduação em Linguagens e Saberes da Amazônia e do Campus de Bragança, ambos da UFPA. Investigador Externo do Centro de Estudios de la Argentina Rural/Universidad de Quilmes-Argentina. Editor-Chefe da Nova Revista Amazônica/UFPA.

Neide Maria Fernandes Rodrigues de Sousa, Universidade Federal do Pará

Doutora em Educação pela UFPA. Mestra em Psicologia -Teoria e Pesquisa do Comportamento pela UFPA. Professora do Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica (PPEB) /NEB /UFPA. Professora Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal do Pará - UFPA/Campus Universitário de Bragança. Coordena o grupo de pesquisa GEPDAD.

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Veröffentlicht

2024-11-20

Zitationsvorschlag

Martins de Souza, C., & Fernandes Rodrigues de Sousa, N. M. (2024). Das Torres Gêmeas ao autismo: cotidiano, dramas e desafios da primeira década do século XXI em Querido John, de Nicholas Sparks. Porto Das Letras, 10(2), 429–444. https://doi.org/10.20873.24223