Das Torres Gêmeas ao autismo

cotidiano, dramas e desafios da primeira década do século XXI em Querido John, de Nicholas Sparks

Authors

DOI:

https://doi.org/10.20873.24223

Abstract

O século XXI foi iniciado com profundas transformações provocadas pelo ataque as Torres Gêmeas que desencadearam ações de governos e países, afetando às vidas de milhões de pessoas. A análise de uma obra literária que alcançou milhões de cópias vendidas e foi utilizada para embasar um filme de Hollywood, Querido John, de Nicholas Sparks, nos possibilita adentrar nos dramas dos personagens em seus romances, cotidiano, atividades econômicas que tiveram suas experiências profundamente afetadas pela guerra. Temas importantes são abordados na obra, como autismo, educação especial, amores, trabalho, problemas familiares, guerras e que nos permitem pensar sobre os conflitos no século XXI e como os diferentes sujeitos reelaboram suas vidas em um mundo marcado por rupturas e reconstruções, anunciadas logo no começo do novo século, abalando as vidas de diferentes populações em todo o planeta. O cotidiano e as relações familiares de autistas ganham destaque especial em Querido John, permitindo aos leitores repensar sobre conceitos e preconceitos da sociedade e como a liquidez do século XXI afeta profundamente às vidas de pessoas com autismo e como a guerra desconstroi temporalidades e perspectivas nas sociedades afetadas.

Author Biographies

César Martins de Souza, Universidade Federal do Pará

Bacharel e Licenciado em História/UFPA, Mestre em Antropologia/UFPA. Doutor em História pela Universidade Federal Fluminense. Atualmente desenvolve Estágio Pós-Doutoral junto ao Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Pará. Professor do Programa de Pós-Graduação em Linguagens e Saberes da Amazônia e do Campus de Bragança, ambos da UFPA. Investigador Externo do Centro de Estudios de la Argentina Rural/Universidad de Quilmes-Argentina. Editor-Chefe da Nova Revista Amazônica/UFPA.

Neide Maria Fernandes Rodrigues de Sousa, Universidade Federal do Pará

Doutora em Educação pela UFPA. Mestra em Psicologia -Teoria e Pesquisa do Comportamento pela UFPA. Professora do Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica (PPEB) /NEB /UFPA. Professora Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal do Pará - UFPA/Campus Universitário de Bragança. Coordena o grupo de pesquisa GEPDAD.

References

AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION - APA. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: DSM-5. Tradução Maria Inês Corrêa Nascimento. 5a. Ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.

BAKHTIN, M. Notas sobre literatura, cultura e ciências humanas. Tradução Paulo Bezerra. São Paulo: Editora 34, 2017.

BAUMAN, Z. Identidade. Tradução Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005.

BOSA, C. A.. Autismo: intervenções psicoeducacionais. Brazilian Journal of Psychiatry. Vol. 28, N. 1, p. 47–53, maio 2006. Disponível em https://www.scielo.br/j/rbp/a/FPHKndGWRRYPFvQTcBwGHNn/?format=pdf&lang=en. Acesso em 17 mar. 22.

CARVALHO, S. Do crime à guerra: uma análise crítica do discurso político-metafórico dos acontecimentos durante e após o 11 de setembro de 2001. Philologus. Vol. 11, N. 33, p. 41-54, set.-dez. 2005. Disponível em http://www.filologia.org.br/rph/ANO11/33/RPH33_em_A5.pdf. Acesso em 30 abr. 22.

DARNTON, R. O beijo de Lamourette: mídia, cultura e revolução. Tradução Denise Bottmann. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.

ECO, U. Seis passeios pelos bosques da ficção. Tradução Hildegard Feist. 14a. Ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.

FARO, K. C. A.; SANTOS, R. B.; BOSA, C. A.; WAGNER, A.; SILVA, S. S. C. Autismo e mães com e sem estresse: análise da sobrecarga materna e do suporte familiar. Psico. Vol. 50, N. 2, p. 30080-30130, 2019. Disponível em https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/biblio-1008322. Acesso em 20 mar. 22.

HOBSBAWM, E. Era dos extremos: o breve século XX. Tradução Marcos Santarrita. 30a. Ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

HOBSBAWM, E. Globalização, democracia e terrorismo. Tradução José Viegas. 10a. Ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

MACHADO, G. D. S. A importância da rotina para crianças autistas na educação básica. Revista Gepesvida. V. 5, N. 10, p. 100-114, 2019. Disponível em http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/337. Acesso em 30 mar. 22.

MAS, N. A. Transtorno do espectro autista: história da construção de um diagnóstico. Dissertação de Mestrado em Psicologia. São Paulo: Programa de Pós-Graduação em Psicologia/USP, 2018. Disponível em https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47133/tde-26102018-191739/publico/mas_me.pdf. Acesso em 20 mar. 2023.

MENEZES, M. Z. M. O diagnóstico do transtorno do espectro autista na fase adulta (Monografia). Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Belo Horizonte, 2020.

PROENÇA, M. F. R.; SOUSA, N. D. S.; SILVA, B. R. da. Autismo: classificação e o convívio familiar. Revista JRG de Estudos Acadêmicos. Vol. IV, N. 8, p. 222-231, jan.-mar. 2021. Diponível em https://revistajrg.com/index.php/jrg/article/view/230. Acesso em 13 mar. 23.

SARLO, B. Paisagens imaginárias: intelectuais, artes e meios de comunicação. Tradução Mirian Senra. São Paulo: Editora da USP, 2016.

SOUZA, A. de M.; MORAES, R. F. Coalizões globais lideradas pelos Estados Unidos na Guerra ao Terror (2001-2011): para além do unilateralismo. Contexto internacional. Vol. 37, N. 2, p. 763-790, mai.- ago. 2015. Disponível em https://www.scielo.br/j/cint/a/dMSQ9fsrVmsg7wK9Df5Gd8Q/?format=pdf&lang=pt. Acesso em 17 mar. 2023.

SPARKS, N. Querido John. Tradução Paulo Geiger. São Paulo: Arqueiro, 2017.

Published

2024-11-20

How to Cite

Martins de Souza, C., & Fernandes Rodrigues de Sousa, N. M. (2024). Das Torres Gêmeas ao autismo: cotidiano, dramas e desafios da primeira década do século XXI em Querido John, de Nicholas Sparks. Porto Das Letras, 10(2), 429–444. https://doi.org/10.20873.24223