O PROCESSO DE INDIVIDUAÇÃO NA NARRATIVA O HOBBIT DE J.R.R. TOLKIEN

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.20873.24e22

Abstract

Este estudo objetiva compreender o processo de individuação observado na tragetória do personagem Bilbo Bolseiro, pela Terra-média, na narrativa O hobbit, de J. R. R. Tolkien. O processo de individuação é a jornada que conduz ao desenvolvimento da totalidade psíquica em um indivíduo, real ou ficcional, como os personagens da literatura, e que conduz a um estado de unificação psíquica. Para a compreensão desse processo, utilizou-se os estudos de Jung (2015) e Von Franz (2008) e, para a análise dos símbolos que surgem no decorrer da narrativa de Tolkien, utilizamos o Dicionário dos Símbolos, de Chevalier e Gheerbrant (2009). Empreendeu-se, para tanto, o mapeamento de momentos importantes do enredo para posterior análise das etapas do processo de individuação, como proposto por Von Franz. Observou-se que as crenças e atitudes de Bilbo Bolseiro de fato mudaram e que o personagem alcançou um estado de unificação interior entre suas mentes consciente e inconsciente no final da narrativa.

Literaturhinweise

CHEVALIER, Jean; GHEERBRANT, Alain. Dicionário dos símbolos: mitos, sonhos, costumes, gestos, formas, figuras, cores, números. Tradução de Vera da Costa e Silva [et al.]. 23ª.ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 2009.

GRINBERG, L. P. JUNG: O homem criativo. São Paulo: FTD, 1997.

HUMBERT, E G. Jung. Tradução de Marianne Ligeti. São Paulo: Summus, 1995.

_________. Os arquétipos e o inconsciente coletivo. Tradução de Maria Luiza Appy e Dora Mariana R. Ferreira da Silva. Petrópolis: Vozes, 2014.

_________. O eu e o inconsciente. Tradução de Dora Mariana Ferreira da Silva. Petrópolis: Vozes, 2015.

JUNG, K. G. O primeiro acesso ao inconsciente. (In) JUNG, K. G. (org.). O homem e seus símbolos. Tradução de Maria Lúcia Pinho. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2008.

KLAUTAU, Diego. Do cinzento ao branco: o processo de individuação a partir de Gandalf em O senhor dos anéis. Ciberteologia – Revista de Teologia e Cultura, Ano II, n. 10, 2007.

OLSEN, Corey. Explorando o universo do Hobbit: mensagens secretas, curiosidades e a filosofia na história da terra da média. Tradução de Carlos Szalak. São Paulo: Lafonte, 2012.

TOLKIEN, J.R.R. O hobbit. Tradução de Lenita Maria Rímoli Esteves e Almiro Pisetta. São Paulo: Martins Fontes, 2002a.

¬¬

_________. O Senhor dos Anéis: A sociedade do anel. Tradução de Lenita Maria Rímoli Esteves e Almiro Pisetta. São Paulo: Martins Fontes, 2002b.

_________. O Senhor dos Anéis: As duas torres. Tradução de Lenita Maria Rímoli Esteves e Almiro Pisetta. São Paulo: Martins Fontes, 2002c.

_________. O Senhor dos Anéis: O retorno do rei. Tradução de Lenita Maria Rímoli Esteves e Almiro Pisetta. São Paulo: Martins Fontes, 2002d.

VON FRANZ, M. L. O processo de individuação. (In) JUNG, K. G. (org.). O homem e seus símbolos. Tradução de Maria Lúcia Pinho. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2008.

Veröffentlicht

2024-12-15

Zitationsvorschlag

Arruda Nazário da Silva, I., & Albuquerque Ponte, C. (2024). O PROCESSO DE INDIVIDUAÇÃO NA NARRATIVA O HOBBIT DE J.R.R. TOLKIEN. Porto Das Letras, 10(Especial), 339–357. https://doi.org/10.20873.24e22