Educação de Surdos no município de Rio Branco

Autor/innen

Abstract

Neste  artigo é apresentado um panorama de como iniciou a educação de surdos no estado do Acre, especificamente, na capital Rio Branco, com foco nas  legislações e diretrizes e na criação dos Centros de Formação de Profissionais da Educação e Atendimento às Pessoas com Surdez - CAS. Para tanto, elencamos algumas legislações e diretrizes acerca do reconhecimento da Libras como língua de expressão e instrução; suscitamos a criação de um orgão  educacional, ligado diretamente às secretarias estaduais e municipais de educação que visam trabalhar propostas para a educação de surdos; e identificamos os profissionais que se destacaram e tiveram papel fundamental no percurso educacional dos surdos na capital acreana. O estudo, que compreende o período de 1981 a 2018, busca contribuir para o resgate do percurso histórico da educação de surdos no estado do Acre e para o reconhecimento e valorização dos profissionais que atuaram nas escolas e nos Centros de Formação de Profissionais da Educação e Atendimento às Pessoas com Surdez da capital acreana.

Autor/innen-Biografien

Nina Rosa Silva de Araújo, Universidade Federal do Acre

Doutora em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência, Universidade Federal do Acre. Email: nina.rosa@ufac.br

Alexandre Melo de Sousa, Universidade Federal do Acre

Doutor em Linguística, Universidade Federal do Acre/Universidade do Estado de Mato Grosso. Email: alexandre.sousa@ufac.br

Amanda Carolina Bezzoni, Universidade Federal do Acre

Graduada em Pedagogia, Especialista em AEE, Secretaria de Educação do Município de Rio Branco (SEME). Email: amanda_bezzoni@hotmail.com

Literaturhinweise

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Veröffentlicht

2021-01-21

Zitationsvorschlag

Araújo, N. R. S. de ., Sousa, A. M. de ., & Bezzoni, A. C. . (2021). Educação de Surdos no município de Rio Branco. Porto Das Letras, 6(6), 369–389. Abgerufen von https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/portodasletras/article/view/14385

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