A questão da argumentatividade e argumentação no poema Rosa de Hiroshima

Autor/innen

  • Nayara Fernanda Dornas UFSCar

Abstract

O proposta do presente artigo é analisar o funcionamento da argumetação e da argumentativade na poesia, encontrada nos livros didáticos, partindo-se do pressuposto da BNCC que assume uma perspectiva de estudo da língua por um viés enunciativo-argumentativo. Então, observa-se que a poesia é um recurso capaz de proporcionar a ampliação da capacidade argumentativa-reflexiva do sujeito aprendiz, o que afeta diretamente em sua vida e pode levá-lo a adotar uma posição-sujeito ativa no mundo, assim como propocionar uma estudo da língua que extrapole a metalinguagem. Portanto, nosso objetivo é analisar por um olhar semântico-discursivo-argumentativo a poeisa Rosa de Hiroshima retirada do livro didático de Língua Portuguesa da 1ª série do ensino médio do Sistema Mackenzie de Ensino e utilizamos os artificios da Semântica do Acontecimento, GUIMARÃES, 2018, para a operação dos dados. Foram mobilizados os  conceitos de cena enunciativa, argumentação e arguentatividade desenvolvidos pelo estudioso. Percebe-se que  o estudo da poesia no livro didático por um viés argumentativo proporciona a reflexão sobre a complexidade desse corpus.

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Veröffentlicht

2022-02-05

Zitationsvorschlag

Dornas, N. F. (2022). A questão da argumentatividade e argumentação no poema Rosa de Hiroshima. Porto Das Letras, 8(1), 93–108. Abgerufen von https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/portodasletras/article/view/13063