A questão da argumentatividade e argumentação no poema Rosa de Hiroshima
Abstract
O proposta do presente artigo é analisar o funcionamento da argumetação e da argumentativade na poesia, encontrada nos livros didáticos, partindo-se do pressuposto da BNCC que assume uma perspectiva de estudo da língua por um viés enunciativo-argumentativo. Então, observa-se que a poesia é um recurso capaz de proporcionar a ampliação da capacidade argumentativa-reflexiva do sujeito aprendiz, o que afeta diretamente em sua vida e pode levá-lo a adotar uma posição-sujeito ativa no mundo, assim como propocionar uma estudo da língua que extrapole a metalinguagem. Portanto, nosso objetivo é analisar por um olhar semântico-discursivo-argumentativo a poeisa Rosa de Hiroshima retirada do livro didático de Língua Portuguesa da 1ª série do ensino médio do Sistema Mackenzie de Ensino e utilizamos os artificios da Semântica do Acontecimento, GUIMARÃES, 2018, para a operação dos dados. Foram mobilizados os conceitos de cena enunciativa, argumentação e arguentatividade desenvolvidos pelo estudioso. Percebe-se que o estudo da poesia no livro didático por um viés argumentativo proporciona a reflexão sobre a complexidade desse corpus.
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