A questão da argumentatividade e argumentação no poema Rosa de Hiroshima

Autores/as

  • Nayara Fernanda Dornas UFSCar

Resumen

O proposta do presente artigo é analisar o funcionamento da argumetação e da argumentativade na poesia, encontrada nos livros didáticos, partindo-se do pressuposto da BNCC que assume uma perspectiva de estudo da língua por um viés enunciativo-argumentativo. Então, observa-se que a poesia é um recurso capaz de proporcionar a ampliação da capacidade argumentativa-reflexiva do sujeito aprendiz, o que afeta diretamente em sua vida e pode levá-lo a adotar uma posição-sujeito ativa no mundo, assim como propocionar uma estudo da língua que extrapole a metalinguagem. Portanto, nosso objetivo é analisar por um olhar semântico-discursivo-argumentativo a poeisa Rosa de Hiroshima retirada do livro didático de Língua Portuguesa da 1ª série do ensino médio do Sistema Mackenzie de Ensino e utilizamos os artificios da Semântica do Acontecimento, GUIMARÃES, 2018, para a operação dos dados. Foram mobilizados os  conceitos de cena enunciativa, argumentação e arguentatividade desenvolvidos pelo estudioso. Percebe-se que  o estudo da poesia no livro didático por um viés argumentativo proporciona a reflexão sobre a complexidade desse corpus.

Citas

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/

DIAS, L. F. Fundamentos: Enunciação e ensino. In: O português brasileiro no contidiano: enunciação e ensino. 2021, no prelo.

GUIMARÃES, E. Semântica: enunciação e sentido. Campinas, SP: Pontes editores, 2018.

____.(2005). Semântica do Acontecimento: um estudo enunciativo da designação. Campinas, SP: Pontes.

HAULY, C.G.A. Gramática e argumentação em Nasce o poema, de Ferreira Gullar. In: XI SEMINÁRIO DE PESQUISA EM CIÊNCIAS HUMANAS – SEPECH Humanidades, Estado e desafios didático--‐científicos Londrina, 27 a 29 de julho de 2016. Disponível em: https://www.proceedings.blucher.com.br/article-details/gramtica-e-argumentao-em-nasce-o-poema-de-ferreira-gullar-23620. Acesso em 26 jun 2021

LIMA, Elaine Aparecida. Poesia e livro didático: uma relação e várias questões. In: CELLI – COLÓQUIO DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS. 3, 2007, Maringá. Anais... Maringá, 2009, p. 290-302. Disponível em: http://ple.uem.br/3celli_anais/trabalhos/estudos_literarios/pdf_literario/031.pdf. Acesso em: 10 nov 2020

LISPECTOR. C. Pensador. Dispoinível em: https://www.pensador.com/frase/NzM5OTg5/. Acesso em: 20 jun 2021

MACKENZIE (orgs). Ecolher com sabedoria-ensino médio: Língua Portuguesa, 1ª série- São Paulo: Ed. Mackenzie, 2014, v.115. p.33.

ORLANDI, E. P. Análise de Discurso: princípios e procedimentos. Campinas: Pontes, 2007.

ORLANDI, E.P; LAGAZZI, R.S (Orgs.). Introdução às ciencias da linguagem- Discurso e textualudade. Retórica e argumentação. P.195-230. Pontes Editores, 2015. Campinas, SP. 3ª Edição.

QUINTANA, M. Pensador. Dispoinível em: https://www.pensador.com/frase/MTQ4OTM/ Acesso em: 20 jun 2021

TAVARES, Diva Sueli Silva. Da leitura da poesia à poesia da leitura: a contribuição da poesia para o Ensino Médio. 2007. 301 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2007. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/14112. Acesso em 28 out 2020

Publicado

2022-02-05

Cómo citar

Dornas, N. F. (2022). A questão da argumentatividade e argumentação no poema Rosa de Hiroshima. Porto Das Letras, 8(1), 93–108. Recuperado a partir de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/portodasletras/article/view/13063