O aspecto verbal em português
reflexões sobre ensino, diretrizes curriculares oficiais e livro didático
Abstract
Apesar de constituir um recurso linguístico expressivo na produção de textos, o aspecto verbal é uma categoria geralmente negligenciada no ensino de Língua Portuguesa. Neste artigo, objetiva-se refletir sobre o conceito de aspecto verbal, problematizar o ensino do verbo e analisar diretrizes curriculares oficiais e livro didático de Língua Portuguesa para o Ensino Fundamental, a fim verificar se há menção à abordagem dos valores aspectuais do verbo em enunciados e textos. Justifica-se o exame desses documentos pelo fato de constituírem ferramentas que norteiam o trabalho do professor em sala de aula. Os resultados da análise mostraram que o aspecto verbal não faz parte do rol de conteúdos programáticos da disciplina nos documentos curriculares normativos e nem na abordagem no livro didático. Considerando que a categoria do aspecto verbal é importante para o desempenho da leitura e escrita, pois expressa a perspectiva do produtor do texto sobre o desenvolvimento da ação verbal, tal constatação representa uma lacuna na formação linguística dos alunos.
Literaturhinweise
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Secretários de Educação; União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação. Base Nacional Comum Curricular (BNCC): Educação é a base. Brasília: MEC/Consed/Undime, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wpcontent/uploads/2018/04/BNCC_19mar 018_versaofinal.pdf. Acesso em: 30 maio 2021.
BRONCKART, J. P. Atividade de linguagem, textos e discursos: por um interacionismo sociodiscursivo. Trad. Anna Rachel Machado, Péricles Cunha, São Paulo: EDUC, 1999.
CAMARA JÚNIOR. J. M. Princípios de Linguística Geral. 4. ed. Rio de Janeiro: Livraria Academia, 1974.
CAMPOS, F. G. R. Aspecto: categoria verbal relevante nos livros didáticos. 2019. Dissertação (Mestrado em Letras) – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais,
Belo Horizonte, 2019.
CASTILHO, A. T. Nova gramática do português brasileiro. São Paulo: Contexto, 1967.
CASTILHO, A. T. Introdução ao estudo do aspecto verbal. 1968. Tese (Doutorado em Linguística) – Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, Marília, 1968.
CASTILHO, A. T. Ainda o aspecto verbal. Estudos Portugueses e Africanos, Campinas, n. 4, p. 9-36, 1984.
COELHO, S. M.; PAULA, T. F. Uma lacuna no ensino do sistema verbal português: a ausência da categoria gramatical aspecto nas aulas de Língua Portuguesa. In: Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa. Anais [...]. Uberlândia: SIELP, 2012. Disponível em: http://www.ileel.ufu.br/anaisdosielp/?page_id=2892. Acesso em: 10 de abr.2021.
CORBARI, C. C., OLIVEIRA, V. B. M., SELLA, A. F. Ação, personagem, espaço e tempo: do texto ao verbo. São Carlos: Pedro & João, 2020.
DIESEL, A. T. Aspecto verbal: uma categoria reveladora no ensino/aprendizagem de língua materna. In: ENCONTRO DO CELSUL – CÍRCULO DE ESTUDOS LINGÜÍSTICOS DO SUL, V., 2004, Florianópolis, Anais [...]. Florianópolis: UFSC, 2004, s.p.
GARCIA, O. M. Comunicação em prosa moderna. 27. ed. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 2010.
ILARI, R.; BASSO, R. M. O verbo. In: ILARI, R. (Org.). Gramática do português culto falado no Brasil. v. III: Palavras de casse aberta. São Paulo: Contexto, 2014. p. 65-242.
LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisas em educação. Abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
MATEUS, M. H. M. et al. Gramática da língua portuguesa. 5. ed. rev. aum. Lisboa: Caminho, 2003.
NEVES, M. H. M. A gramática do português revelada em textos. São Paulo: Editora Unesp, 2018.
PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Referencial Curricular do Paraná: princípios, direitos e orientações – Educação Infantil e componentes curriculares do Ensino Fundamental. Curitiba: SEED, 2018. Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/bncc/2018/referencial_curricular_parana_cee.pdf. Acesso em: 11 jun. 2021.
SOUZA, A.; MACHADO, M. A categoria aspecto verbal e o ensino: o que os alunos revelam conhecer e/ou entender sobre essa categoria. Scripta, v. 24, n. 51, p. 455-486, 2020.
TRAVAGLIA, L. C. O aspecto verbal no português: a categoria e sua expressão. 5. ed. Uberlândia: EDUFE, 2014.
TRAVAGLIA, L. C. Um estudo textual-discursivo do verbo no Português do Brasil. 1991. Tese (Doutorado em Linguística) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1991.
VARGAS, V. M. Verbo e práticas discursivas. São Paulo: Contexto, 2011.
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Os autores concordam com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a esta submissão caso seja publicada nesta revista (comentários ao editor podem ser incluídos a seguir).