Textos multimodais do universo infantil: uma análise pelas lentes da GDV
Abstract
Representações de mundo, tais como crenças ideológicas e hegemonias de estética corporal, estão presentes em diversas imagens do cotidiano, naturalizando discursos particulares como sendo universais (RESENDE; RAMALHO, 2006). Nesse panorama, este trabalho visa discutir a multimodalidade em textos do universo infantil, evidenciando algumas escolhas semióticas que contribuem essas representações e relações de interação, instigando uma reflexão sobre como crianças são representadas na sociedade. Busca, especificamente, apresentar o contexto social no qual os textos se inserem; analisar de maneira descritiva e explicativa os significados representacionais e interativos a partir de elementos semióticos organizados nos textos; interpretar discursos implícitos em prol de tais representações. O estudo respalda-se nos conceitos de multimodalidade (KRESS; VAN LEEUWEN, 2001; NASCIMENTO; BEZERRA; HEBERLE, 2011; SILVA; ALMEIDA, 2018) e na Gramática do Design Visual (KRESS; VAN LEEUWEN, 2006[1996]) como ferramenta teórico-metodológica. É uma pesquisa qualitativo-interpretativista que descreve, analisa e interpreta os dados. O corpus é composto por três textos, um cenário temático de aniversário infantil e dois brinquedos. Os resultados sugerem representações hegemônicas de princesas, mulheres, famílias e incentivo ao consumo.
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