O discurso do sucesso em propagandas de investimentos

Autor/innen

  • Damião Francisco Boucher Fundação Universidade Federal do Tocantins

Schlagworte:

Ascensão financeira, Discurso, Investidor, Mídia, Sucesso

Abstract

Este artigo tem por objetivo analisar discurso acerca do “trader de sucesso” e de como esse pré-construído se tornou um objeto discursivo indispensável na venda de cursos para o profissional da Bolsa de valores. Para tanto, recenseamos algumas importantes concepções dentro do objeto discursivo, a saber os discursos mercadológico e de sucesso, bem como seus derivativos e suas respectivas relações com a formação discursiva do investidor. Para tal empreendimento, utilizamos os referenciais teórico-metodológicos da Análise do Discurso, especificamente as noções de pré-construído, do efeito de verdade, da relação de sentido, do movimento inter e intradiscursivos, entre outros. Esperamos promover o esclarecimento de como os efeitos de verdade e a relação de sentido formam uma rede de sentidos (sobre consistência de ganho, a verdade sobre o investimento, ascensão social, etc.) que se entrecruzam de tal forma a transformar o sujeito enunciador em um produto transferível e indispensável para a conquista  no mercado de renda variável. Como corpus, analisamos propagandas de convite ao mercado financeiro. Delimitamos em Sequência Discursiva (SD) a narrativa construída em “Seja bem-vindo ao Canal Ports Trader”, de Suriel Ports, com vistas a apontar como essas redes de sentidos funcionam, como estão relacionadas e como tais efeitos são mobilizados para construir a multiplicidade de identidades do sujeito enunciador, bem como sua lógica argumentativa.

 

Autor/innen-Biografie

Damião Francisco Boucher, Fundação Universidade Federal do Tocantins

Letras, Análise de Discurso

Literaturhinweise

CURCINO, Luzmara. Práticas de Leitura Contemporâneas: Representações discursivas do leitor inscritas na revista Veja – Araraquara, 2006. Folhas, 30 cm; p. 337 Tese (Doutorado em Lingüística e Língua Portuguesa) – Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras. Orientador: Valdir Heitor Barzotto

______. Velhos novos leitores e suas maneiras de ler em tempos de textos eletrônicos. Estudos Linguísticos, São Paulo, 41 (3): p. 1013-1027, set-dez 2012.

ORLANDI, Eni P. Análise de Discurso: princípios e procedimentos. 12ª ed. Campinas, SP: Pontes Editora, 2015.

PÊCHEUX, Michel. Por uma análise automática do discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux; Organizadores: François Gadet, Tony Hak; tradutores Bethania S. Mariani... [et al.]; 3ª ed. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 1997.

SOARES, Thiago Barbosa. Discurso do Sucesso: sentidos e sujeitos de sucesso no Brasil Contemporâneo; Universidade Federal de São Carlos UFSCar, Estudos Linguísticos, 45 (3): p. 1082-1091, 2016, São Carlos. São Paulo.

______. Discursos do sucesso: a produção de sujeitos e sentidos do sucesso no Brasil contemporâneo. São Carlos, SP: Pedro & João Editores, 2017.

______. Múltiplas perspectivas em Análise do Discurso: objetos variados/ Thiago Soares Barbosa (org.) – São Carlos – SP: Pedro & João Editores, 2018a.

______. Estilos de escrita e de pintura: uma leitura das aproximações entre as produções da literatura, da pintura e do texto; Revista Humanidades e Inovação. v. 5 n. 7, 2018b.

______. Percurso Linguístico: conceitos, críticas e apontamentos. Campinas – SP: Pontes Editores, 2018c.

Veröffentlicht

2021-02-07

Zitationsvorschlag

Boucher, D. F. (2021). O discurso do sucesso em propagandas de investimentos. Porto Das Letras, 7(1), 116–133. Abgerufen von https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/portodasletras/article/view/11583