RETRATOS DO IMAGINÁRIO
OS MODOS DE SER MULHER NA CIDADE DE SALVADOR
Schlagworte:
Mulher. Literatura. Cidade. Contemporaneidade. Cidade de Salvador.Abstract
Ao investigar os modos que as mulheres ocupam e se relacionam com a cidade é comum encontrarmos evidentes lacunas no âmbito representativo do ser feminino no meio urbano. A cidade de Salvador não se mostra pacífica ou solícita quanto a essas representações, assim como sua estrutura tradicionalmente edificada pelo perfil masculino, é comum perceber as mulheres em constante busca para conquistar espaços de protagonismo. É nesse sentido que a presente pesquisa se desdobra, a fim de analisar as representações do ser feminino na cidade de Salvador, buscando reconhecer a legitimação da mulher através da obra Primavera nos Ossos (2010) de Állex Leilla. Para tanto, o trabalho se baseia em uma perspectiva multidisciplinar que possibilita perceber o modo como as mulheres se relacionam com a cidade contemporânea.
Literaturhinweise
DALCASTAGNÈ, Regina. Literatura brasileira contemporânea: um território contestado. Rio de Janeiro: Editora da UERJ, 2012.
FROTA, Lélia Coelho. A fala feminina do fazer. In: ALMEIDA, FL., Mulheres recipientes: recortes poéticos do universo feminino nas artes Visuais [online]. São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. TupyKurumin, 2006.
LEILLA, Alléx. Primavera nos Ossos. São Paulo: Casarão do Verbo, 2010.
PESAVENTO, Sandra Jatahy. O imaginário da cidade. Visões literárias do urbano, v. 2, 2002.
RISÉRIO, Antonio. Mulher, casa e cidade. Editora 34, 2015.
- Matéria de jornal:
SERPA, Ordep. Salvador 458 anos. A Tarde, Salvador, 29 de março de 2007. Caderno Especial, p.02.
- Documento de acesso exclusivo em meio eletrônico (site):
LOBO, Aline. Na Rua. 2016. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=mBT7-ZTrm0k. Acesso em: 20 mai. 2020.
TRIZOLI, Talita. O feminismo e a arte contemporânea – considerações. 17º Encontro Nacional da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas Panorama da pesquisa em artes visuais. Florianópolis, 2008. Disponível em: http://anpap.org.br/anais/2008/artigos/135.pdf . Acesso em: 20 set. 2020.
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Os autores concordam com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a esta submissão caso seja publicada nesta revista (comentários ao editor podem ser incluídos a seguir).