Imagens Da dor e do trauma em Una sola muerte numerosa, de Nora Strejilevich

notas a partir de algumas contribuições da crítica genética e da escrita de si

Autores

  • João Ricardo Pessoa Xavier de Siqueira UFPE

Palavras-chave:

política; narrativas de si; crítica genética; memórias da dor e do trauma

Resumo

O presente ensaio consiste em uma tentativa de discutir a escrita de si a partir de um diálogo entre as contribuições teóricas da crítica genética e o aparato conceitual sobre as narrativas da experiência/testemunho que se constituem sobre a dor e o trauma. Como objeto específico de análise elegeu-se a obra Una sola muerte numerosa - da escritora argentina contemporânea Nora Strejilevich. A narrativa, na qual se fundem ficção e realidade, traz em si uma multiplicidade de gêneros literários como o romance, a biografia, a autobiografia e o testemunho e a poesia, ventilando múltiplas vozes, discursos e focos narrativos. A superposição de planos – na qual se intercalam o vivido (a experiência), o discurso oficial, e as vozes de outros afetados – funciona como estratégia de modo a se cumprirem os desígnios da reivindicação de uma dimensão subjetiva afeita aos relatos testemunhais. A discussão desdobrar-se-á em dois movimentos: em um primeiro momento busca-se discutir a política da escrita enquanto ato, performance e processo, e a noção de partilha do sensível a partir das contribuições de Jacques Rancière (2007; 2017). A segunda seção terá por objeto a discussão teórica em torno da crítica genética, especialmente no tocante ao papel da memória e do trauma nos processos de composição das narrativas. Pretende-se, portanto, estabelecer uma análise que deslinde, a partir de trechos selecionados, a forma como se constitui, se processa e se materializa a memória do trauma na obra literária em questão.

Palavras-chave: política; narrativas de si; crítica genética; memórias da dor e do trauma.

 

Biografia do Autor

João Ricardo Pessoa Xavier de Siqueira, UFPE

Pesquisador da UFPE. E-mail: jricardopxsiqueira@hotmail.com

Referências

ARENDT, H. “Introdução na política”. in: ARENDT, Hannah. A promessa da política. Rio de Janeiro: Difel, 2012.

BATAILLE, G. A literatura e o Mal. Porto Alegre: Editora L&PM, 1989.

BOSI, A. “Os estudos literários na Era dos Extremos.” In: Literatura e resistência. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.

BUTLER, J. Relatar a si mesmo: crítica da violência ética. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2015.

DERRIDA, J. A escritura e a diferença. São Paulo: Perspectiva, 2002.

FOUCAULT, M. “O que é um autor” in: Ditos e Escritos: Estética – literatura e pintura, música e cinema (vol. III). Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2001.

GENETTE, G. Palimpsestos: a literatura de segunda mão. Ed. Monolíngue. Extratos traduzidos do francês por Luciene Guimarães e Maria Antônia Ramos Coutinho. Belo Horizonte: FALE/UFMG, 2006. (Material em pdf).

KLINGER, D. “Escrita de si como performance”. In: Revista brasileira de literatura comparada, v. 12, 2008. Disponível em: < http://www.abralic.org.br/downloads/revistas/1415542249.pdf> Acesso em 15 de jul. 2017

__________. Literatura e ética: da forma para a força. Rio de Janeiro: Rocco, 2014.

LEJEUNE, P. O pacto autobiográfico. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2008.

LEVI, P. É isto um homem? Rio de Janeiro: Rocco, 1995.

NEGUS, K.; PICKERING, M. Creativity, Communication and Value. Londres: SAGE Publications, 2004.

POLLAK, M. “Memória e Identidade social.” Estudos Históricos. Rio de Janeiro, vol. 5, n. 10, 1992.

RANCIÈRE, J. A partilha do sensível. São Paulo: Editora 34, 2007.

__________. Políticas da escrita. São Paulo: Editora 34, 2017.

RICOEUR, P. A memória, a história, o esquecimento. Campinas: Editora da Unicamp, 2007.

SALLES, C. A. Redes de criação: construção da obra de arte. Vinhedo: Editora Horizonte, 2006.

__________. Gesto inacabado: processo de criação artística. São Paulo: Annablume, 2009.

SANTIAGO, S. Nas malhas da letra. São Paulo: Rocco, 2002.

SARLO, B. Tempo passado: cultura da memória e guinada subjetiva. São Paulo: Companhia das Letras; Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2007.

SELIGMANN-SILVA, M. “Apresentação da questão da literatura do trauma”. In: SELIGMANN-SILVA, M. (org.). História, memória, literatura: o testemunho na era das catástrofes. Campinas: Editora da Unicamp, 2013.

STREJILEVICH, N. Una sola muerte numerosa. Miami: North South Center Press, 1997. Disponível em versão digital (2006) em: <http://norastrejilevich.com/images/USMNTercera.pdf>. Acesso em 10 de jul. de 2017.

WILLEMART, P. Crítica genética e psicanálise. São Paulo: Perspectiva; Brasília, DF: CAPES, 2005.

Downloads

Publicado

2018-01-11

Como Citar

Siqueira, J. R. P. X. de. (2018). Imagens Da dor e do trauma em Una sola muerte numerosa, de Nora Strejilevich: notas a partir de algumas contribuições da crítica genética e da escrita de si. Porto Das Letras, 4(2), 48–63. Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/portodasletras/article/view/4670

Edição

Seção

ESTUDOS LITERÁRIOS