ENUNCIAÇÃO E MEMÓRIA

A NEGAÇÃO DA REPRESSÃO EM EU, IMPERATRIZ

Autores

  • Kayla Pachêco Nunes Universidade Federal do Tocantins / Secretaria Estadual de Educação do Tocantins / Secretaria Municipal de Educação de Imperatriz https://orcid.org/0000-0002-8403-0586
  • Eliane Aparecida Miqueletti Faculdade de Comunicação, Artes e Letras da Universidade Federal da Grande Dourados (FALE/UFGD) https://orcid.org/0000-0002-3966-8847

DOI:

https://doi.org/10.20873/10.20873/20241131

Resumo

Neste trabalho apresentamos a análise do apagamento dos efeitos da Ditadura Militar pela enunciação produzida no livro “Eu Imperatriz”, de Edelvira Marques de Moraes Barros. A obra inaugura a historiografia do segundo maior município maranhense e é uma das referências para o currículo da Educação Básica do município. Imperatriz é considerada o Portal da Amazônia e foi cenário de episódios importantes na resistência contra a Ditadura no Brasil. No livro selecionado para este trabalho há um salto temporal e temático que omite e eufemiza a repressão militar na região, durante a ditadura instaurada em 1964. Recorrendo, sobretudo, ao arcabouço teórico da semiótica discursiva, analisaremos como os fatos são apresentados ao enunciatário a partir das escolhas discursivas mobilizadas pelo enunciador. Além disso, dialogamos com outras áreas para reflexões em torno dos conceitos de memória e silenciamento. Nosso recorte analítico contemplará o exame de partes do livro que colaboram para uma isotopia de leitura e de duas crônicas da obra que versam sobre fatos referentes ao contexto político no período que se estende de 1960 a 1970. Esperamos contribuir com as reflexões em torno das leituras que chegam às escolas.

Biografia do Autor

Kayla Pachêco Nunes, Universidade Federal do Tocantins / Secretaria Estadual de Educação do Tocantins / Secretaria Municipal de Educação de Imperatriz

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Maranhão, em Letras/Espanhol pela Universidade Estadual do Tocantins, em Direito pela Universidade Federal do Maranhão. Especialista em Gestão, Orientação e Supervisão Escolar pela FAPAF e mestranda em Letras pelo Programa de Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional (PROFLETRAS). É professora da educação básica na rede pública estadual do Tocantins e atua como pedagoga na SME de Imperatriz.

Eliane Aparecida Miqueletti, Faculdade de Comunicação, Artes e Letras da Universidade Federal da Grande Dourados (FALE/UFGD)

Doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), pós-doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura Universidade Federal do Norte de Tocantins (PPGLIT/UFNT). Professora da Faculdade de Comunicação, Artes e Letras da Universidade Federal da Grande Dourados (FALE/UFGD). E-mail: elianemiqueletti@ufgd.edu.br. ORCID: 0000-0002-3966-8847

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Publicado

2024-05-19

Como Citar

Nunes, K. P., & Miqueletti, E. A. (2024). ENUNCIAÇÃO E MEMÓRIA: A NEGAÇÃO DA REPRESSÃO EM EU, IMPERATRIZ . Porto Das Letras, 10(1), 10–37. https://doi.org/10.20873/10.20873/20241131