LEITURAS E PRÁTICAS DE UM OBJETO CHAMADO LIVRO

PERSPECTIVAS SEMIÓTICAS

Autores

  • Luiza Helena Oliveira da Silva UFT - Universidade Federal do Tocantins https://orcid.org/0000-0001-5886-6809
  • Naiane Vieira dos Reis Silva Instituto Federal do Ceará

Resumo

O artigo tem como objetivo apresentar contribuições da semiótica para práticas de leitura no contexto escolar, considerando livros como objetos. Para isso, mobiliza proposições trazidas pelas abordagens de Eric Landowski e Jacques Fontanille ao discutirem, de um ponto de vista fenomenológico, a relação sensível e inteligível que envolve a produção de sentido frente aos objetos do mundo natural. Parte do pressuposto de que uma abordagem ainda grafocêntrica insiste em ignorar tanto a dimensão sincrética da enunciação, concentrando-se apenas no texto verbal e na apreensão de uma estrutura narrativa, quanto a compreensão de qualidades de ordem matérica, que fazem com que o livro seja um corpo a interagir com um outro corpo, o do sujeito-leitor. Nessa perspectiva, analisa uma produção da literatura infantil-juvenil, Veludo: história de um ladrão, de autoria de Silvana D’Angelo e Antonio Marinoni, publicado pela editora Zahar, em 2013. A sofisticada composição de um projeto editorial convoca obrigatoriamente o trabalho de leitura desde os elementos pré-textuais, seguindo as pistas que tornam possível observar o trabalho da ilustração e o modo como a temática do roubo vai atravessando o verbal e o visual. A dimensão sensível é ainda convocada pelo personagem, cujo nome evoca o tato, ao mesmo tempo em que suas habilidades especiais o levam a perceber de modo intenso os cheiros particulares de pessoas e objetos, num sôfrego projeto de busca de elementos da memória.

Biografia do Autor

Luiza Helena Oliveira da Silva, UFT - Universidade Federal do Tocantins

Coordenadora do Programa do Pós-graduação em Linguística e Literatura (PPGLLIT), docente do Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional (ProfLetras) e do Mestrado em Estudos de Cultura e Território (PPGCult), da Universidade Federal do Norte Tocantins, câmpus de Araguaína. Membro do GT de Semiótica da ANPOLL. Líder do GESTO - Grupo de Estudos do Sentido - Tocantins (UFT/CNPq). Bolsista do CNPq. 

Naiane Vieira dos Reis Silva, Instituto Federal do Ceará

Mestre e doutora em Letras pela Universidade Federal do Tocantins. Docente do Curso de Letras do Instituto Federal do Ceará, campus de Crateús. Desenvolve pesquisas em literatura e semiótica. Membro do GESTO - Grupo de Estudos do Sentido (UFNT). 

Referências

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Publicado

2023-12-31

Como Citar

Silva, L. H. O. da, & Silva, N. V. dos R. (2023). LEITURAS E PRÁTICAS DE UM OBJETO CHAMADO LIVRO: PERSPECTIVAS SEMIÓTICAS. Porto Das Letras, 9(Especial), 9–28. Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/portodasletras/article/view/17459

Edição

Seção

Desafios da Educação e da Pesquisa no Contexto da Amazônia Brasileira