O Gênero Encontros de Serviços como Ferramenta para o Ensino de Língua Inglesa

Autores

Resumo

As trocas em Encontros de Serviços estão normalmente relacionadas à negociação de bens como alimentos, roupas, informações e outros serviços. A finalidade social desse gênero oral é a solicitação e prestação de bens ou serviços, envolvendo pelo menos dois interagentes que se engajam em um diálogo. Para se engajar em um diálogo de Encontros de Serviços, é necessário algum conhecimento do campo geral de compra e de venda em que os interagentes estão envolvidos. Usar esse gênero como ferramenta para o ensino de língua inglesa, portanto, pode fornecer aos estudantes maneiras de adquirir o idioma de forma contextualizada e real. Adotando este gênero oral como foco, os objetivos deste trabalho são: (i) despertar a consciência sobre como o texto do gênero Encontros de Serviços é estruturado para atingir um propósito comunicativo eficaz e (ii) demonstrar alguns dos fatores-chave que afetam a linguagem usada em seu campo. A partir desses objetivos, indicamos como o gênero Encontros de Serviços é geralmente apresentado nos livros didáticos de língua inglesa e discutiremos como o ensino desse gênero pode ser feito utilizando o Ciclo de Ensino e Aprendizagem (CEA) utilizado na Pedagogia com base em gêneros da Escola de Sydney. 

Biografia do Autor

Orlando Vian Jr., UNIFESP

Professor associado da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP/CNPq), câmpus de Guarulhos. Atua no Departamento de Letras/Inglês e no Programa de Pós-graduação em Letras, área de Estudos Linguísticos. É Mestre (1997) e Doutor (2002) em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC-SP. Desenvolveu estágios pós-doutorais na PUC-SP (2010), na Universidade de Sydney/Austrália (2014) e na UNICAMP (2020). E-mail: vian.junior@unifesp.br

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Publicado

2023-12-31

Como Citar

Vieira, M. M. C., & Vian Jr., O. (2023). O Gênero Encontros de Serviços como Ferramenta para o Ensino de Língua Inglesa. Porto Das Letras, 9(Especial), 160–183. Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/portodasletras/article/view/17442

Edição

Seção

Desafios da Educação e da Pesquisa no Contexto da Amazônia Brasileira