OS ASPECTOS DE ORALIDADE NAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS

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Resumo

Neste trabalho, pretende-se analisar a estrutura do gênero textual histórias em quadrinhos (HQ). Para isso, parte-se da noção apontada por Bakhtin, Marcuschi, Koch e Elias, entre outros pesquisadores, que afirmam serem os gêneros formas-padrão relativamente estáveis de estruturação de diferentes enunciados para eventos comunicacionais específicos. Nesse sentido, as HQ são narrativas gráficas, com histórias narradas quadro a quadro, compostas por uma porção textual escrita e outra imagística. Para a análise de sua estrutura, mobilizam-se diferentes categorias apresentadas pela teoria da Análise da Conversação, como tópico discursivo, turnos e marcadores conversacionais, uma vez que as HQ simulam uma conversação natural, por meio de uma suposta interação face a face, na qual, pelo menos, dois interlocutores trocam os papéis de falante e ouvinte. Além disso, observa-se o papel de elementos visuais específicos do gênero, como balão, rabicho, requadro /vinheta e legendas. Esses elementos, considerados básicos na composição de uma HQ, serão descritos na observação de um recorte de, pelo menos duas histórias em quadrinhos. Espera-se demonstrar que, apesar de ser um texto previamente planejado, nas histórias em quadrinhos, podem-se encontrar diferentes marcas de oralidade, uma de suas principais características, as quais colaboram para a construção de sentido nesse gênero textual.

Biografia do Autor

Lúcia Maria de Assis, UFNT

Membro do corpo docente permanente do PPGLLIT; professora associada na Universidade  Federal Fluminense. Possui graduação em Letras pelo UGB e doutorado em Linguística pela USP

Referências

Histórias em quadrinhos; Oralidade e Escrita; Gêneros Textuais.

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Publicado

2023-12-31

Como Citar

DA SILVA FERREIRA, L., & de Assis, L. M. (2023). OS ASPECTOS DE ORALIDADE NAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS. Porto Das Letras, 9(Especial), 137–159. Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/portodasletras/article/view/17360

Edição

Seção

Desafios da Educação e da Pesquisa no Contexto da Amazônia Brasileira