Análise Linguística na perspectiva dialógica em Relatórios de Estágio Supervisionado
Resumo
No âmbito da Linguística Aplicada, de forma profícua, a prática de Análise Linguística tem sido utilizada como ponto de costura das práticas de linguagem na formação docente. Por outro lado, no ambiente escolar, o ensino tradicional de gramática ainda prevalece baseado em classificações, utilizando o texto como pretexto para análises de termos isolados, inviabilizando o uso efetivo da língua em diversas situações de interação social. Em substituição a esse modelo considerado ultrapassado, os estudos gramaticais focalizam a reflexão quanto ao uso linguístico e exercício da linguagem. Este artigo tem como objetivo verificar qual a concepção de análise linguística (AL) registrada em Relatórios de Estágios Supervisionados em Língua Portuguesa e Literatura I e II de um curso de licenciatura em Letras. Trata-se de uma pesquisa documental, qualitativa e descritiva situada no campo da Linguística Aplicada Indisciplinar, tendo como fundamentação teórica as contribuições dos estudos linguísticos relacionados à perspectiva Dialógica, aos estudos gramaticais e de Análise Linguística. Os resultados deste estudo demonstram que os licenciandos compreendem a relevância da AL na formação crítico-social dos alunos, no entanto, durante as regências nas aulas de Língua Portuguesa, os professores em formação inicial, na sua maioria, adotaram uma abordagem de ensino tradicional, isto é, não priorizaram os estudos gramaticais (atividades linguísticas, epilinguísticas e metalinguísticas).
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