“Qual Inglês você ensina? Americano ou Britânico?” Propostas Pedagógicas para a Formação Inicial

Autores

Resumo

O principal objetivo deste artigo é a proposição de atividades pedagógicas para a formação inicial de professores(as) de Letras Língua Inglesa a partir da perspectiva dos estudos pós-coloniais latino-americanos (QUIJANO, 2005; MIGNOLO, 2008, 2017; MIGNOLO; WALSH, 2018), a fim de situar as temáticas de (de)colonialidade no ensino e aprendizagem de língua inglesa. Além disso, a partir dos conceitos estudados, desejamos repensar alguns aspectos da formação inicial de professores(as) em prol da construção de pedagogias decoloniais no curso de  Letras Língua Inglesa. Concluímos que, para que haja o desenvolvimento da cidadania e criticidade do(a) aluno(a) no âmbito escolar, é necessário que se formem professores(as) capazes de ensinar a língua inglesa para além da gramática e vocabulário. Desse modo, a formação inicial de professores(as) de línguas precisa oferecer meios para que o(a) futuro(a) docente repense o modo como a língua inglesa é representada por ele(a), pelos(as) alunos(as), pelo mundo, tomando seu ensino como algo político que contribua para o reconhecimento e respeito da diversidade epistemológica.

Biografia do Autor

Patrícia Mara de Carvalho Costa Leite, Universidade Federal de São João del-Rei

Professora Adjunta da Universidade Federal de São João del-Rei

Adriana Viana Postigo Paravisine, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Possui doutorado em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2014). Atualmente é professora titular da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Línguas Indígenas. 

Referências

BATISTA, M. L.; PORTO, M. A. R. Um breve histórico do ensino de línguas estrangeiras no Brasil. In: SANTANA, G. et al. Questões de Línguas Estrangeiras: línguas estrangeiras em questão. São Cristóvão: Ed. da UFS; Aracaju: Fundação Oviêdo Teixeira, 2005. p. 19 a 32.

BERNARDINO-COSTA, J.; MALDONADO-TORRES, N.; GROSFOGUEL, R. Introdução. In: BERNARDINO-COSTA, J.; MALDONADO-TORRES, N.; GROSFOGUEL, R. (Org.). Decolonialidade e pensamento afrodiaspórico. Belo Horizonte: Autêntica, 2019. p. 09-26.

BORELLI, J. D. V. P. Caminhos e vivências de uma atuação crítica decolonial. In: PESSOA, R. R.; SILVESTRE, V. P. V.; MONTE-MÓR, W. (Org.). Perspectivas Críticas de Educação Linguística no Brasil: trajetórias e práticas de professoras/es universitárias/os de inglês. São Paulo: Pá de Palavra, 2018. p. 139-148.

CASTRO GÓMEZ, S.; GROSFOGUEL, R. Prólogo. Giro decolonial, teoría crítica y pensamiento heterárquico. In: CASTRO GÓMEZ, S.; GROSFOGUEL, R. El giro decolonial: reflexiones para una diversidad epistémica más allá del capitalismo global. Bogotá: Siglo del Hombre, 2007. p. 9-23.

DIAS, R.; JUCÁ, L.; FARIA, R. High up. Cotia/SP: Macmillan, 2013.

DUBOC, A. P. M. Atitude decolonial na universidade e na escola: por uma educação outra. In: MASTRELLA-DE-ANDRADE, M. R. (Org.) (De)colonialidade na relação escola-universidade para a formação de professoras(es) de línguas. Campinas/SP: Pontes, 2020. p. 237-264.

ELLIS, A. K. Teaching learning and assessment together: reflective classroom. New York: Eye on Education, 2001.

FAGUNDES, I. Z. Z.; AMADO, G. T. R. ELLA – Uma proposta decolonial de ensino-aprendizagem de língua inglesa a distância. 2020. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1476>. Acesso em: 27 set. 2021.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

GARCÉS, F. Las políticas del conociemento y la colonialidad lingüística y epistémica. In: CASTRO GÓMEZ, S.; GROSFOGUEL, R. El giro decolonial: reflexiones para una diversidad epistémica más allá del capitalismo global. Bogotá: Siglo del Hombre, 2007. p. 217-242.

GROSFOGUEL, R. Para descolonizar os estudos de economia política e os estudos pós-coloniais: transmodernidade, pensamento de fronteira e colonialidade global. Revista Crítica de Ciências Sociais, n. 80, p. 115-147, 2008,

GROSFOGUEL, R. A estrutura do conhecimento nas universidades ocidentalizadas: racismo/sexismo epistêmico e os quatro genocídios/epistemicídios do longo século XVI. Revista Sociedade e Estado, v. 31, n. 1, jan./abr. 2016. p. 25-49.

HIRSCH, M. The generation of postmemory. Poetics today, v. 29, n. 1, p. 103-128, 2008.

JORGE, M. L. S. Preconceito contra o ensino de língua estrangeira na rede pública. In: LIMA, D. C. de. Inglês em escolas públicas não funciona. Uma questão de múltiplosolhares. São Paulo: Parábola, 2009. p. 161-168.

JUCÁ, L. V. Expandindo perspectivas: ensaios para uma formação docente colonial. In: MASTRELLA-DE-ANDRADE, M. R. (Org.). (De)colonialidade na relação escola-universidade para a formação de professas(es) de línguas. Campinas/SP: Pontes, 2020. p. 237-264.

AUTOR. Título. Cidade: Editora, 2018.

AUTORES. Título. In: AUTORES. Livro. Cidade: Editora, 2021.

LUGONES, M. Rumo a um feminismo descolonial. Estudos Feministas, Florianópolis, v. 3, n.22, set/dez. 2014.

MALDONADO-TORRES, N. Sobre la colonialidad del sur: contribuiciones al desarrollo de un concepto. In: CASTRO-GOMÉZ, S.; GROSFOGUEL, R. El giro decolonial: reflexiones para una diversidad epistémica más allá del capitalismo global. Bogotá: Siglo del Hombre Editores; Universidad Central, Instituto de Estudios Sociales Contemporáneos y Pontificia Universidad Javeriana; Instituto Pensar, 2007. p. 127-168.

MIGNOLO, W. D. Desobediência epistêmica: a opção descolonial e o significado de identidade em política. Cadernos de Letras da UFF – Dossiê: Literatura, língua e identidade, n. 34, p. 287-324, 2008.

MIGNOLO, W. D. Desafios decoloniais hoje. Epistemologias do Sul, Foz do Iguaçu/PR, v. 1, n. 1, p. 12-32, 2017.

MIGNOLO, W. D.; WALSH, C. E. On Decoloniality: Concepts, Analytics, Praxis. London: Duke University Press, 2018.

MONTE-MÓR, W. Sobre (de)colonialidade na formação docente brasileira na área de Línguas e Linguagens. In: MONTE-MÓR, W.; VAZZ, R. DELA – Decolonialidade e Linguística Aplicada. Evento Ciclo 1. 2021. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=RUsYB9I9ThM>. Acesso em: 14 de set. 2021.

NUTTAL, C. Teaching Reading Skills in a foreign language. Oxford: Macmillan Heinemann, 1996.

PARDO, F. S. Decolonialidade e ensino de línguas: perspectivas e desafios para a construção do conhecimento corporificado no cenário político atual. Revista Letras Raras, v. 8, n. 3, p. 200-221, 2019.

QUEIROZ, L. Decolonialidade e concepções de língua: Uma crítica linguística e educacional. Campinas/SP: Pontes Editores, 2020.

QUIJANO, A. Colonialidade do poder, Eurocentrismo e América Latina. In: LANDER, E. (Org.). A Colonialidade do Saber: eurocentrismo e ciências sociais. 2005. Disponível em: <https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/2591382/mod_resource/content/1/colonialidade_do_saber_eurocentrismo_ciencias_sociais.pdf>. Acesso em: 18 de ago. 2021.

SIQUEIRA, D. S. P. Inglês como língua internacional: por uma pedagogia intercultural crítica. 2008. Tese (Doutorado) – Instituto de Letras, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2008.

SIQUEIRA, S. Por uma educação linguística crítica. In: PESSOA, R. R.; SILVESTRE, V. P. V.; MONTE-MÓR, W. (Org.). Perspectivas Críticas de Educação Linguística no Brasil: trajetórias e práticas de professoras/es universitárias/os de inglês. São Paulo: Pá de Palavra, 2018. p. 201-212.

SOUZA, L. M. T. M. Decolonial: ser, estar ou fazer? In: SOUZA, L. M. T. M.; HAUS, C. DELA – Decolonialidade e Linguística Aplicada. Evento Ciclo 1. 2021. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=UkwfFona7-A>. Acesso em: 24 de set. 2021.

VERONELLI, G. Sobre a decolonialidade da linguagem. Revista X, v. 16, n. 1, p. 80-100, 2021.

WALSH, C. (Ed.). Pedagogías decoloniales: prácticas insurgentes de resistir, (re)existir y (re)vivir. Quito, Ecuador: Ediciones Abya-Yala, 2013. tomo I, 553 p.

WALSH, C. Notas pedagógicas a partir das brechas decoloniais. In: CANDAU, Vera M. (Org.). Interculturalizar, descolonizar, democratizar: uma educação “outra”? Rio de Janeiro: Letras, 2016. p. 65-75.

Downloads

Publicado

2022-07-21

Como Citar

Costa Leite, P. M. de C., & Postigo Paravisine, A. V. (2022). “Qual Inglês você ensina? Americano ou Britânico?” Propostas Pedagógicas para a Formação Inicial. Porto Das Letras, 8(3), 54–76. Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/portodasletras/article/view/13624