A representação da mulher nos livros didáticos de língua espanhola: Uma análise das imagens da seção de leitura

Autores

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar as imagens presentes nas seções de compreensão leitora de oito coleções didáticas de língua espanhola do ensino médio aprovadas nos editais do PNLD de 2012, 2015 e 2018, tendo em vista que o livro didático é uma importante ferramenta utilizada para guiar os professores nas aulas e que são usados na maioria das vezes sem questionamentos por parte de alunos e docentes. Verificamos como as mulheres são representadas nas imagens, buscando entender também como as questões de gênero são tratadas no ambiente escolar, frisando a importância de se trabalhar não só esse como outros assuntos, ampliando o pensamento crítico dos estudantes e atrelando o conhecimento de mundo que possuem com temas transversais. Observamos que as imagens, no geral, não são exploradas nas atividades de compreensão leitora e que as coleções, apesar de apresentarem ainda visões enraizadas e estereotipadas em relação à figura da mulher, vêm se esforçando para uma tentativa de melhora desse quadro. Por fim, apontamos que o professor deve ter autonomia para ampliar o trabalho e discutir questões de gênero e outras que sejam pertinentes para reflexão crítica do educando, além disso, indicamos algumas sugestões para a expansão do trabalho com as imagens nas atividades de compreensão leitora.

Referências

BELMIRO, Celia A. A imagem e suas formas de visualidade nos livros didáticos de português. Minas Gerais: Educação e Sociedade, 2000.

BRASIL. Guia de Livros Didáticos PNLD 2012: Língua Estrangeira Moderna. Brasília: MEC, 2011. Disponível em:
<http://www.fnde.gov.br/programas/programas-do-livro/livro-didatico/guia-do-livro-didatico/item/2988-guia-pnld-2012-ensino-m%C3%A9dio>. Acesso em: 05/05/2018.

______. Guia de Livros Didáticos PNLD 2015: Língua Estrangeira Moderna. Brasília: MEC, 2014. Disponível em:
<http://www.fnde.gov.br/programas/programas-do-livro/livro-didatico/guia-do-livro-didatico/item/5940-guia-pnld-2015>. Acesso em: 13/05/2018.

______. Guia de Livros Didáticos PNLD 2018: Língua Estrangeira Moderna. Brasília: MEC, 2017. Disponível em:
<http://www.fnde.gov.br/programas/programas-do-livro/livro-didatico/guia-do-livro-didatico/item/11148-guia-pnld-2018>. Acesso em: 23/05/2018.

______. MEC-SEB. Orientações curriculares para o ensino médio. Linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006, volume 1.

______. MEC-FNDE. Edital de convocação para inscrição no processo de avaliação e seleção de coleções didáticas para o programa nacional do livro didático – PNLD 2012. Brasília: Ministério de Educação, FNDE, 2009. Disponível em:
<http://www.fnde.gov.br/index.php/edital-pnld-2012-ensino-medio>. Acesso em: 22/04/2018.

_____. MEC-FNDE. Edital de convocação para inscrição no processo de avaliação e seleção de coleções didáticas para o programa nacional do livro didático – PNLD 2015. Brasília: Ministério de Educação, FNDE, 2013. Disponível em:
<http://www.fnde.gov.br/programas/programas-do-livro/consultas/editais-programas-livro/item/4032-pnld-2015>. Acesso em: 25/04/2018.

_____. MEC-FNDE. Edital de convocação para inscrição no processo de avaliação e seleção de coleções didáticas para o programa nacional do livro didático – PNLD 2018. Brasília: Ministério de Educação, FNDE, 2016. Disponível em:
<http://www.fnde.gov.br/programas/programas-do-livro/consultas/editais-programas-livro/item/7932-pnld-2018>. Acesso em: 28/04/2018.

______. MEC/SEF. Parâmetros curriculares nacionais: temas transversais, pluralidade cultural e educação sexual. Brasília: MEC, Secretaria de Ensino Fundamental,1997.

______. MEC/SEF. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua estrangeira. Brasília: MEC, Secretaria de Ensino Fundamental,1998.


______. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. PCN+ Ensino Médio: Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Vol. Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Brasília, DF: MEC, 2000.

CASSANY, Daniel. Tras las líneas. Sobre la lectura contemporánea. Colección Compactos. Barcelona: Anagrama, 2013.

CODEGLIA, Ana F. Livros didáticos de língua espanhola aprovados pelo pnld de 2015: análise de atividades de leitura sob a ótica do letramento crítico. Belo horizonte: Faculdade de Letras UFMG, 2016.

COIMBRA, L.; CHAVES, L. S.; BARCIA, P. L. Cercanía Joven. São Paulo: Edições SM, 2013, Vol. 1

COIMBRA, L.; CHAVES, L. S. Cercanía Joven. São Paulo: Edições SM, 2016, Vol. 1.

CORREA, P. P; LAGARES, X. C; ALONSO, C; SANTOS, L.R; GARBERO, M.F. Confluencia. São Paulo: Moderna, 2016, Vol. 1.

DAHER, D. C.; FREITAS, L. M. A; SANT’ANNA, V. L. A. Breve trajetória do processo de avaliação do livro didático de língua estrangeira para a educação básica no âmbito do PNLD. EUTOMIA: Revista de Literatura e Linguística, 2013.

FERNÁNDEZ, Gretel E; KANASHIRO, Daniela S.K. Leitura em língua estrangeira: entre o ensino médio e o vestibular. São Paulo: Educação e Pesquisa, 2006 .

FREITAS, L. M. A; COSTA, E. G. M. Sentidos en lengua española. São Paulo: Richmond, 2016, Vol. 1.

FREIRE, Paulo . Ação cultural para a liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981.

KLEIMAN, Angela. Modelos de letramento e as práticas de alfabetização na escola. Campinas: Mercado de Letras, 1995.

MARTIN, Iván. Síntesis: Curso de lengua española. São Paulo: Ática, 2010, Vol. 1.

MATTOS, Andrea M. A; VALÉRIO, Kátia D. Letramento crítico e ensino comunicativo: lacunas e interseções. Belo Horizonte: RBLA, 2010.

MAZZARO, Daniel. Identidade, multiculturalismo e as aulas de espanhol: uma reflexão sobre as identidades de gênero e sexualidade in Enseñanza y aprendizaje del español en Brasil: Aspectos lingüísticos, discursivos e interculturales. Brasília, DF: Consejería de Educación de la Embajada de España. Secretaría General Técnica, 2016.


OLIVEIRA, Wilson S. A imagem da mulher nos livros didáticos e as relações de gênero. Itabaiana: Gepiadde, 2011.

OSMAN, S; ELIAS, N; REIS, P; IZQUIERDO, S; VALVERDE, J. Enlaces: Español para jóvenes brasileños. Cotia, SP: Macmillan, 2010, Vol. 1.

OSMAN, S; ELIAS, N; REIS, P; IZQUIERDO, S; VALVERDE, J. Enlaces: Español para jóvenes brasileños. Cotia, SP: Macmillan, 2013, Vol. 1.

PICANÇO, D. C. L.;VILLALBA, T. K. B. El arte de leer español. Curitiba: Base Editorial,
2010, Vol. 1.

SOARES, Magda. O que é letramento in Letramento: um tema em três gêneros. São Paulo: Autêntica 1999.

Downloads

Publicado

2022-07-21

Como Citar

Guimarães, J. C., & Silva Campos, T. . (2022). A representação da mulher nos livros didáticos de língua espanhola: Uma análise das imagens da seção de leitura. Porto Das Letras, 8(3), 121–149. Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/portodasletras/article/view/13270