A música como recurso de ensino-aprendizagem da língua inglesa nos livros didáticos

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Resumo

Nas últimas décadas, muito se tem discutido sobre os diferentes modos de ensinar e aprender línguas estrangeiras. Em contraposição à uma tradição estruturalista no ensino de línguas, centrada no conhecimento das normas, nos últimos anos o foco tem sido a comunicação. Essa nova perspectiva prioriza uma aprendizagem significativa, considerando tanto a forma quanto o sentido na produção de enunciados. Trata-se do ensino da estrutura da língua de forma dinâmica e contextualizada, com primazia pelo uso de materiais autênticos, como a música. Canções configuram-se como um meio eficaz de acesso ao conteúdo linguístico de modo lúdico, estimulante e contextualizado. Além de proporcionar uma atmosfera relaxante e descontraída, são amostras reais da língua, que podem ser utilizadas para desenvolver conhecimento gramatical, vocabulário, pronúncia, compreensão auditiva e variação linguística, por exemplo. Este estudo exploratório visa contribuir para a literatura acerca do tema, investigando como as letras de música são abordadas em livros didáticos, uma vez que são materiais pedagógicos elementares.

Biografia do Autor

Drielle Caroline Izaias Juvino Souza, IFSP

Mestra em Linguística Aplicada (Universidade Federal de São Carlos).

Professora EBTT - IFSP campus Registro.

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Publicado

2021-12-16

Como Citar

Caroline Izaias Juvino Souza, D. (2021). A música como recurso de ensino-aprendizagem da língua inglesa nos livros didáticos. Porto Das Letras, 8(1), 291–309. Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/portodasletras/article/view/12842

Edição

Seção

ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS