A música como recurso de ensino-aprendizagem da língua inglesa nos livros didáticos

Autores/as

Resumen

Nas últimas décadas, muito se tem discutido sobre os diferentes modos de ensinar e aprender línguas estrangeiras. Em contraposição à uma tradição estruturalista no ensino de línguas, centrada no conhecimento das normas, nos últimos anos o foco tem sido a comunicação. Essa nova perspectiva prioriza uma aprendizagem significativa, considerando tanto a forma quanto o sentido na produção de enunciados. Trata-se do ensino da estrutura da língua de forma dinâmica e contextualizada, com primazia pelo uso de materiais autênticos, como a música. Canções configuram-se como um meio eficaz de acesso ao conteúdo linguístico de modo lúdico, estimulante e contextualizado. Além de proporcionar uma atmosfera relaxante e descontraída, são amostras reais da língua, que podem ser utilizadas para desenvolver conhecimento gramatical, vocabulário, pronúncia, compreensão auditiva e variação linguística, por exemplo. Este estudo exploratório visa contribuir para a literatura acerca do tema, investigando como as letras de música são abordadas em livros didáticos, uma vez que são materiais pedagógicos elementares.

Biografía del autor/a

Drielle Caroline Izaias Juvino Souza, IFSP

Mestra em Linguística Aplicada (Universidade Federal de São Carlos).

Professora EBTT - IFSP campus Registro.

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Publicado

2021-12-16

Cómo citar

Caroline Izaias Juvino Souza, D. (2021). A música como recurso de ensino-aprendizagem da língua inglesa nos livros didáticos. Porto Das Letras, 8(1), 291–309. Recuperado a partir de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/portodasletras/article/view/12842