O discurso do sucesso em propagandas de investimentos

Autores

  • Damião Francisco Boucher Fundação Universidade Federal do Tocantins

Palavras-chave:

Ascensão financeira, Discurso, Investidor, Mídia, Sucesso

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar discurso acerca do “trader de sucesso” e de como esse pré-construído se tornou um objeto discursivo indispensável na venda de cursos para o profissional da Bolsa de valores. Para tanto, recenseamos algumas importantes concepções dentro do objeto discursivo, a saber os discursos mercadológico e de sucesso, bem como seus derivativos e suas respectivas relações com a formação discursiva do investidor. Para tal empreendimento, utilizamos os referenciais teórico-metodológicos da Análise do Discurso, especificamente as noções de pré-construído, do efeito de verdade, da relação de sentido, do movimento inter e intradiscursivos, entre outros. Esperamos promover o esclarecimento de como os efeitos de verdade e a relação de sentido formam uma rede de sentidos (sobre consistência de ganho, a verdade sobre o investimento, ascensão social, etc.) que se entrecruzam de tal forma a transformar o sujeito enunciador em um produto transferível e indispensável para a conquista  no mercado de renda variável. Como corpus, analisamos propagandas de convite ao mercado financeiro. Delimitamos em Sequência Discursiva (SD) a narrativa construída em “Seja bem-vindo ao Canal Ports Trader”, de Suriel Ports, com vistas a apontar como essas redes de sentidos funcionam, como estão relacionadas e como tais efeitos são mobilizados para construir a multiplicidade de identidades do sujeito enunciador, bem como sua lógica argumentativa.

 

Biografia do Autor

Damião Francisco Boucher, Fundação Universidade Federal do Tocantins

Letras, Análise de Discurso

Referências

CURCINO, Luzmara. Práticas de Leitura Contemporâneas: Representações discursivas do leitor inscritas na revista Veja – Araraquara, 2006. Folhas, 30 cm; p. 337 Tese (Doutorado em Lingüística e Língua Portuguesa) – Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras. Orientador: Valdir Heitor Barzotto

______. Velhos novos leitores e suas maneiras de ler em tempos de textos eletrônicos. Estudos Linguísticos, São Paulo, 41 (3): p. 1013-1027, set-dez 2012.

ORLANDI, Eni P. Análise de Discurso: princípios e procedimentos. 12ª ed. Campinas, SP: Pontes Editora, 2015.

PÊCHEUX, Michel. Por uma análise automática do discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux; Organizadores: François Gadet, Tony Hak; tradutores Bethania S. Mariani... [et al.]; 3ª ed. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 1997.

SOARES, Thiago Barbosa. Discurso do Sucesso: sentidos e sujeitos de sucesso no Brasil Contemporâneo; Universidade Federal de São Carlos UFSCar, Estudos Linguísticos, 45 (3): p. 1082-1091, 2016, São Carlos. São Paulo.

______. Discursos do sucesso: a produção de sujeitos e sentidos do sucesso no Brasil contemporâneo. São Carlos, SP: Pedro & João Editores, 2017.

______. Múltiplas perspectivas em Análise do Discurso: objetos variados/ Thiago Soares Barbosa (org.) – São Carlos – SP: Pedro & João Editores, 2018a.

______. Estilos de escrita e de pintura: uma leitura das aproximações entre as produções da literatura, da pintura e do texto; Revista Humanidades e Inovação. v. 5 n. 7, 2018b.

______. Percurso Linguístico: conceitos, críticas e apontamentos. Campinas – SP: Pontes Editores, 2018c.

Downloads

Publicado

2021-02-07

Como Citar

Boucher, D. F. (2021). O discurso do sucesso em propagandas de investimentos. Porto Das Letras, 7(1), 116–133. Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/portodasletras/article/view/11583