RETRATOS DO IMAGINÁRIO

OS MODOS DE SER MULHER NA CIDADE DE SALVADOR

Autores

  • Maiara Franco Universidade Católica do Salvador
  • Liliane Vasconcelos

Palavras-chave:

Mulher. Literatura. Cidade. Contemporaneidade. Cidade de Salvador.

Resumo

Ao investigar os modos que as mulheres ocupam e se relacionam com a cidade é comum encontrarmos evidentes lacunas no âmbito representativo do ser feminino no meio urbano. A cidade de Salvador não se mostra pacífica ou solícita quanto a essas representações, assim como sua estrutura tradicionalmente edificada pelo perfil masculino, é comum perceber as mulheres em constante busca para conquistar espaços de protagonismo. É nesse sentido que a presente pesquisa se desdobra, a fim de analisar as representações do ser feminino na cidade de Salvador, buscando reconhecer a legitimação da mulher através da obra Primavera nos Ossos (2010) de Állex Leilla. Para tanto, o trabalho se baseia em uma perspectiva multidisciplinar que possibilita perceber o modo como as mulheres se relacionam com a cidade contemporânea.

Referências

- Livros:

DALCASTAGNÈ, Regina. Literatura brasileira contemporânea: um território contestado. Rio de Janeiro: Editora da UERJ, 2012.
FROTA, Lélia Coelho. A fala feminina do fazer. In: ALMEIDA, FL., Mulheres recipientes: recortes poéticos do universo feminino nas artes Visuais [online]. São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. TupyKurumin, 2006.

LEILLA, Alléx. Primavera nos Ossos. São Paulo: Casarão do Verbo, 2010.

PESAVENTO, Sandra Jatahy. O imaginário da cidade. Visões literárias do urbano, v. 2, 2002.

RISÉRIO, Antonio. Mulher, casa e cidade. Editora 34, 2015.

- Matéria de jornal:

SERPA, Ordep. Salvador 458 anos. A Tarde, Salvador, 29 de março de 2007. Caderno Especial, p.02.

- Documento de acesso exclusivo em meio eletrônico (site):

LOBO, Aline. Na Rua. 2016. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=mBT7-ZTrm0k. Acesso em: 20 mai. 2020.

TRIZOLI, Talita. O feminismo e a arte contemporânea – considerações. 17º Encontro Nacional da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas Panorama da pesquisa em artes visuais. Florianópolis, 2008. Disponível em: http://anpap.org.br/anais/2008/artigos/135.pdf . Acesso em: 20 set. 2020.

Downloads

Publicado

2021-07-29

Como Citar

Franco, M., & Vasconcelos, L. (2021). RETRATOS DO IMAGINÁRIO: OS MODOS DE SER MULHER NA CIDADE DE SALVADOR. Porto Das Letras, 7(Especial), 102–112. Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/portodasletras/article/view/11233

Edição

Seção

Literaturas de Língua Portuguesa e de Língua Inglesa, Cultura e Política