Cidades rebeldes e terror revolucionário

A violência divina em Slavoj Žižek

Autores

  • Pedro Lucas Dulci Universidade Federal de Goiás
  • Pedro Lucas Dulci

DOI:

https://doi.org/10.20873/rpv2n1-20

Palavras-chave:

violência divina. Slavoj Žižek. Walter Benjamin. terror revolucionário. Giorgio Agamben.

Resumo

no conjunto imenso e nada sistematizado da filosofia de Slavoj Žižek, a noção benjaminiana de “violência divina” é recorrentemente articulada. Para os propósitos do presente artigo, que é pensar a introdução de um terceiro elemento destituinte da dialética da violência que põe e mantém o direito, nos valeremos três textos do filósofo esloveno: Robespierre, ou a “divina violência” do terror (2007), Violência divina (2008) e Da democracia à violência divina (2009). Nesse sentido, reconstruiremos o que está no centro da sua argumentação em que Žižek se apropria do conceito benjaminiano, para em seguida, mostrarmos a inadequação de sua interpretação para pensarmos uma teoria do poder destituinte. Corremos o risco de afirmar uma inadequação, não pelos resultados que Žižek alcançou, mas porque ele arroga para si uma interpretação do conceito de Benjamin que em nosso entendimento não está próximo de sua argumentação.

 

Biografia do Autor

Pedro Lucas Dulci, Universidade Federal de Goiás

Doutorando em Filosofia (Universidade Federal de Goiás) onde desenvolveu pesquisa em ética e filosofia política contemporânea, dialogando especificamente com Michel Foucault, Giorgio Agamben e Slavoj Zizek, sob a orientação da Prof.ª Drª Adriana Delbó. Especialista em Desafios nas Relações Internacionais (Université de Genève/Leiden). Realizou um período de mobilidade no ano acadêmico de 2012-2013, na Universidade do Porto, Portugal, sob a orientação da Prof.ª Drª Eugénia Vilela Morais. Além disso, graduou-se em Filosofia (UFG), foi pesquisador bolsista do Programa de Iniciação Científica - PIBIC/CNPq por dois anos (2009-2011) desenvolvendo projeto de pesquisa em ética e filosofia política sob orientação da Profª Drª Helena Esser dos Reis.

Downloads

Publicado

2017-06-14

Como Citar

Dulci, P. L., & Dulci, P. L. (2017). Cidades rebeldes e terror revolucionário: A violência divina em Slavoj Žižek. Perspectivas, 2(1), 59–76. https://doi.org/10.20873/rpv2n1-20

Edição

Seção

Artigos