Da oikonomia à doxologia
A glória como fundamento do poder soberano na obra de Giorgio Agamben
Resumo
Este artigo pretende desenvolver e tornar claras algumas questões que envolvem o tema da glória dentro da obra de Giorgio Agamben, presente no contexto da sua chamada genealogia teológica da economia e do governo. Há, com efeito, um significado político a ser esclarecido acerca das doxologias, os ritos relativos à glorificação de Deus, relativamente à sua proximidade com as aclamações profanas, precisamente o objetivo das considerações ora apresentadas. Cumpre tomar consciência das raízes teológicas da filosofia política, no que consiste, justamente, no escopo da genealogia teológica proposta pelo filósofo; o que, a um só tempo, corresponde à necessidade de se reconhecerem os processos de secularização pelos quais passaram, ao longo da história, as diversas formas de pensamento e de intervenção na realidade, desde a filosofia até o âmbito da cultura, da mentalidade governamental à práxis política.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam com esta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos concedidos à revista ou o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado à Atribuição de Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento de trabalhos com reconhecimento de autoria e publicação inical nesta revista.
2. Autores têm permissão para aceitar contratos, distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo, publicarem em repositório institucional ou como capítulo de livro) com reconhecimento de autoria e de publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho on-line (por exemplo, em repositório institucional ou em sua página pessoal) com as devidas referências à revista.