Luta por reconhecimento, formas de liberdade e a eticidade democrática em Axel Honneth
DOI:
https://doi.org/10.20873.rpv8n2-81Palavras-chave:
Reconhecimento, Liberdade, Intersubjetividade, Eticidade democráticaResumo
O presente artigo tem por finalidade analisar de que modo a Teoria do Reconhecimento de Axel Honneth contribui para uma reflexão sobre a democracia nas sociedades contemporâneas, especialmente em seu aspecto social, não restrito a uma dimensão política institucional. Inicialmente apresenta-se a ideia de reconhecimento tendo como principal enfoque a obra Kampf um Anerkennung, de 1992, na qual Honneth conduz sua compreensão e atualização das questões centrais do reconhecimento. Num segundo momento trata-se das formas de liberdade e suas patologias que afetam diretamente o reconhecimento social. Por fim, explicita-se a explicação de uma ideia da normatização de uma eticidade democrática, evidenciando essa perspectiva a partir do paradigma de reconhecimento com base na influência do pensamento de Hegel, destacando-se a ideia da intersubjetividade como aspecto fundamental para a democracia.
Referências
ADORNO, T.; HORKHEIMER, M. Dialética do esclarecimento. Rio de Janeiro: Zahar, 2006.
DEWEY, J. Liberalismo, liberdade e cultura. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1970.
HEGEL, G. W. F. Princípios da filosofia do direito. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
HONNETH, A. Das Andere der Gerechtigkeit. Frankfurt am Main: Suhrkamp, 2000.
HONNETH, A. Luta por reconhecimento. A gramática moral dos conflitos sociais. São Paulo: Editora 34, 2003.
HONNETH, A. Sofrimento de indeterminação. Uma reatualização da Filosofia do direito de Hegel. São Paulo: Singular/Esfera pública, 2007.
HONNETH, A. “Observações sobre a reificação”. Civitas, v. 8, n. 1, 2008, p. 68-79.
HONNETH, A. O Direito de liberdade. São Paulo: Martins Fontes, 2015.
HONNETH, A. “The social dynamics of disrespect: situating critical theory today”. In: DEWS, P. (Org.). Habermas. A critical reader. Blackwell Publishers, 1999.
KANT, I. Fundamentação metafísica dos costumes. Lisboa: Edições 70, 2007.
MELO, R. Repensando o déficit sociológico da teoria crítica: de Honneth a Horkheimer. DOI: http://dx.doi.org/10.11606/issn.2318-9800.v22i2p63-76. 2020.
PINZANI, A. “O valor da liberdade na sociedade contemporânea”. Novos Estudos, v. 94, 2012, p. 207-215.
REICH, E. E. O reconhecimento em Hegel. Programa de Pós-Graduação em Filosofia, Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2012. (Dissertação de Mestrado).
Downloads
Publicado
Versões
- 2023-09-18 (2)
- 2023-09-18 (1)
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Renato Almeida de Oliveira, Vitória Arruda Borges
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores que publicam com esta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos concedidos à revista ou o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado à Atribuição de Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento de trabalhos com reconhecimento de autoria e publicação inical nesta revista.
2. Autores têm permissão para aceitar contratos, distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo, publicarem em repositório institucional ou como capítulo de livro) com reconhecimento de autoria e de publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho on-line (por exemplo, em repositório institucional ou em sua página pessoal) com as devidas referências à revista.