Políticas de Reconhecimento e Identidade a partir de Charles Taylor e Nancy Fraser

Autores

  • Nélio Lustosa Santos Júnior Universidade Federal do Piauí (UFPI)

DOI:

https://doi.org/10.20873/rpv4n1-52

Resumo

O presente artigo tem como objetivo articular um diálogo entre as propostas de Charles Taylor e Nancy Fraser acerca das políticas de reconhecimento e identidade. Nesta tarefa, apresentamos a ligação fundamental que Charles Taylor estabelece entre identidade e reconhecimento, a partir de uma dimensão dialógica que privilegia o contato significativo com os outros. Posteriormente, discutimos a concepção de um modelo de status como alternativa ao modelo de identidade na proposta de Nancy Fraser, que compreende o reconhecimento como uma questão de justiça desvinculada de avaliações éticas. Por fim, são contrastadas as concepções de reconhecimento de ambos os pensadores em relação à centralidade da identidade e autorrealização nas políticas de reconhecimento, destacando como as críticas de Fraser a Taylor desconsideram a dimensão intersubjetiva da concepção de identidade do filósofo canadense.

Biografia do Autor

Nélio Lustosa Santos Júnior, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Mestrando em Filosofia pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Licenciado em Informática pelo Instituto Federal do Piauí (IFPI). Bolsista Capes. E-mail: juniorvilks@gmail.com.

Publicado

2019-05-10

Como Citar

Júnior, N. L. S. (2019). Políticas de Reconhecimento e Identidade a partir de Charles Taylor e Nancy Fraser. Perspectivas, 4(1), 22–36. https://doi.org/10.20873/rpv4n1-52

Edição

Seção

Artigos