INOVAÇÃO VERDE: Produtos e processos como fator de vantagem competitiva

Products and Process as Factor of Competitive Advantage

Autores

  • Seimor Walchhutter Professor do curso de Administração do Centro Universitário da FEI
  • Eduardo Kalil Hanna Banco do Brasil
  • Warton da Silva Souza UFT

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2019v5n5p797

Palavras-chave:

Economia Verde, Desenvolvimento Estratégico, Gerenciamento Ambiental, Desenvolvimento Sustentável

Resumo

O objetivo desse estudo foi analisar em que medida a inovação verde se constitui como fator de vantagem competitiva para as organizações. Foi realizado um estudo quantitativo em uma indústria do setor automotivo para relacionar os resultados entre inovação de produtos e processos verdes com a vantagem competitiva. Os resultados da pesquisa demostram que há correlação positiva entre produtos verdes e vantagem competitiva, entretanto, não há correlação positiva entre processos verdes e vantagem competitiva confirmando uma das hipóteses da pesquisa

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Seimor Walchhutter, Professor do curso de Administração do Centro Universitário da FEI

Doutor e Mestre em Administração de Empresas. Professor do curso de Administração do Centro Universitário da FEI.

Eduardo Kalil Hanna, Banco do Brasil

Doutor e Mestre em Administração de Empresas. Funcionário do Banco do Brasil.

Referências

ARUNDEL, A.; KEMP, R. Measuring eco-innovation. 2009.

BARNEY, J. Firm Resources and Sustained Competitive Advantage. Journal of Management, v.17, n.1, p.99-120, 1991.

BARNEY, J. The resource based theory of the firm. Organization science, v. 7, n.5, p. 469 – 476, 1996.

CHANDLER, A. Strategy and Structure. Cambridge: The MIT Press, 1962.

CHANG, C. The influence of corporate environmental ethics on competitive advantage: the mediation role of green innovation. Journal of Business Ethics, n. 104, p. 361-370, 2011.

CHANG, C.; CHEN, Y. Green organizational identity and green innovation. Management Decision, v. 51, n. 5, p. 1056 – 1070, 2013.

CHEN, Y. The Driver of Green Innovation and Green Image – Green Core Competence. Journal of Business Ethics, n. 81, p. 531-543, 2008.

CHEN, Y.; LAI, S.; WEN, C. The influence of green innovation performance on corporate advantage in Taiwan. Journal of business ethics, v. 67, n. 4, p. 331-339, 2006.

CHIOU, T. et al. The influence of greening the suppliers and green innovation on environmental performance and competitive advantage in Taiwan. Transportation Research Part E: Logistics and Transportation Review, v. 47, n. 6, p. 822-836, 2011.

COASE, R. H., The Nature of the Firm. Economica, New Series, v.4, n. 16, p. 386-405, 1937.

CUSUMANO, M. A. Manufacturing innovation: Lessons from the Japanese auto industry. MIT Sloan Management Review, v. 30, n. 1, p. 29, 1988.

DRUCKER, P. F. Introdução à Administração. São Paulo. 2010.

EPELBAUM, Michel. A influência da gestão ambiental na competitividade e no sucesso empresarial. Dissertaçao de Mestrado. Universidade de São Paulo, 2004.

FENABRAVE (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores). Índices e Números: Varejo Nacional. Disponível em <http://www3.fenabrave.org.br/>. Acesso em 06 mai. 2019.

FLEURY, M.T.L.; FLEURY, A. Construindo o conceito de competência. Revista de Administração Contemporânea, ed. esp. p. 183-196, 2001.

FUJIMOTO, T. The evolution of a manufacturing system at Toyota. Oxford university press, 1999

HAIR, J. F.; BLACK, W. C.; BABIN, B. J.; ANDERSON, R. E.; TATHAM, R. L. Análise Multivariada de Dados. 6. ed. São Paulo: Bookman, p. 688, 2009.

HART, S. L. A natural-resource-based view of the firm. Academy of management review, v. 20, n. 4, p. 986-1014, 1995.

HOTTENROTT, H.; REXHÄUSER, S.; VEUGELERS, Reinhilde. Organisational change and the productivity effects of green technology adoption. Resource and Energy Economics, v. 43, p. 172-194, 2016.

HSUEH, Sung-Lin; YAN, Min-Ren. A multimethodology contractor assessment model for facilitating green innovation: the view of energy and environmental protection. The Scientific World Journal, 2013.

MIDIATECH. Serving the Midia Industry. Disponível em: <https://www.media-tech.net/welcome/press.html>. Acesso em 19 de fevereiro 2019.

OICA (Organisation Internationale des Constructeurs d’Automobiles). Production Statistics. Disponível em <http://www.oica.net/category/production-statistics/>. Acesso em 06 mai. 2019.

PENROSE, E. The Theory of the Growth of the Firm. Basil Blackwell, London, 1959.

PORTER, M. E.; VAN DER LINDE; C. "Toward a new conception of the environment-competitiveness relationship." The journal of economic perspectives 9.4, p. 97-118, 1995.

SELZNICK, P. Leadership in Management: A Sociological Perspective. Harper & Row, New York, 1957.

SCHIEDERIG, T.; TIETZE, F.; HERSTATT, C. Green innovation in technology and innovation management–an exploratory literature review. R&D Management, v. 42, n. 2, p. 180-192, 2012.

SOBREIRA, T. B.; SOUZA, M. T. S. Eco Inovação: a Evolução e a Aplicação de Tecnologias Ambientais no Setor de Pintura da Indústria Automotiva. XXXIX Encontro Anpad, 2015.

TEECE DJ, PISANO G, SHUEN A. Dynamic capability and strategic management. Strategic Management Journal, v.18, n. 7, p. 509–533, 1997.

TEECE, D. J. ; PISANO, G. The dynamic capabilities of firms: an introduction. Industrial and Corporate Change, v. 1, n. 3, 1994.

TIDD, J.; BESSANT, J.; PAVITT, K. Gestão da inovação. Bookman: Porto Alegre, 2008.

TSENG, M. et al. Sustainable consumption and production for Asia: sustainability through green design and practice. Journal of Cleaner Production, v. 40, p. 1-5, 2013.

UNEP Chemicals, and Inter-Organization Programme for the Sound Management of Chemicals. Global mercury assessment. UNEP Chemicals, 2002.

WERNERFELT, B. A resource-based view of the firm. Strategic Management Journal, v. 5, n. 2, p. 171-180, 1984.

WILLIAMSON, O. E. . Strategic Management Journal, vol. 12, Issue Special Issue: fundamental Research Issues in strategy and Economics, p. 75-94, 1991.

WOMACK, J. P.; JONES, D. T.; ROOS, D. Machine that changed the world. Simon and Schuster, 1990.

Downloads

Publicado

2019-08-01

Como Citar

WALCHHUTTER, Seimor; KALIL HANNA, Eduardo; SOUZA, Warton da Silva. INOVAÇÃO VERDE: Produtos e processos como fator de vantagem competitiva: Products and Process as Factor of Competitive Advantage. Revista Observatório , [S. l.], v. 5, n. 5, p. 797–820, 2019. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2019v5n5p797. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/7051. Acesso em: 24 nov. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)