PRÁTICAS PEDAGÓGICAS CURRICULARES: uso das tecnologias na contemporaneidade.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2018v4n5p673

Palavras-chave:

Currículo, Prática pedagógica, Tecnologia

Resumo

O trabalho intitulado: Práticas Pedagógicas Curriculares e uso das tecnologias na contemporaneidade. Buscou compreender o currículo e sua relação com a prática pedagógica, utilizando as tecnologias educacionais no ensino fundamental de nove anos. Para alcançar os objetivos, utilizou-se de revisão bibliográfica, com embasamento teórico na legislação educacional e autores, tais como: Anastasiou (2004), Kensky (2007), Lévy (1998), Perrenoud (2000), Sacristán (2000), Vasconcelos (1996), entre outros. No decorrer da pesquisa buscou-se desenvolver análise qualitativa. Quanto aos resultados, os mesmos foram satisfatórios, pois possibilitaram a busca de novas pesquisas direcionadas as práticas pedagógicas, curriculares e uso das tecnologias no ensino fundamental de nove anos.

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Biografia do Autor

José Damião Trindade Rocha, Universidade Federal do Tocantins

Doutor em Educação/UFBA, (2009). Mestre em Educação Brasileira/UFG, (2002). Pedagogo. Coordenador do Mestrado Profissional em Educação UFT. Sócio da Associação Brasileira de Currículo (ABdC). Sócio da Associação Nacional de Pesquisa em Educação (Anped). Sócio da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Associado da Rides (Rede Inter-regional Norte, Nordeste e Centro-Oeste sobre Docência na Educação Básica e Superior). Membro do Comitê Técnico-Científico da UFT. Membro do Comitê Gestor Institucional da UFT para Formação Continuada de Professores. Membro do Fórum Permanente Estadual de Educação do Tocantins. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFT (Mestrado Acadêmico e Mestrado Profissional). Ex Coordenador do Sistema Universidade Aberta do Brasil - UAB/Capes na UFT (2012-2017). Ex Diretor de Tecnologias Educacionais DTE/Reitoria/UFT. (2012-2017). Ex-Docente do Programa Interdisciplinar em Práticas Jurisdicionais e Direitos Humanos da UFT. Ex-Coordenador do curso semestral de Pedagogia da UFT. Ex-Coordenador do curso modular de Pedagogia (PARFOR). É avaliador ad-hoc da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos e da Revista de Educação da Unemat. Consultor ad-hoc de projetos do MEC no SIGprojet. Consultor ad-hoc da UFFS - Campus de Realeza. É consultor-parecerista do Guia do Estudante da Editora Abril para os cursos de Pedagogia. Ex-Pesquisador do programa PROCAD UFT/Capes/UFG. Foi docente da Uepa, Unitins. Tem experiência como consultor, avaliador externo de ações, programas e projetos educacionais. Líder de grupo de pesquisa da plataforma Lattes/CNPq na área de Currículo. Sua atuação tem ênfase em Docência, Gestão e Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: Teorias do Currículo; Currículo da Educação Infantil; Currículo do Ensino Fundamental; Currículo e intersecções com diversidade sexual e de gênero; Currículo na interzona das tecnologias digitais. E-mail: damiao@uft.edu.br. 

Clerislene da Rocha Morais Nogueira, Universidade Federal do Tocantins

Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Especialista em Educação Infantil pela UFT. E-mail: clerislene@uft.edu.br.

José Luis dos Santos Sousa, Universidade Federal do Tocantins

Graduação em Pedagogia pela Faculdade Internacional de Curitiba - FACINTER, graduado em Ciências com habilitação em Biologia pela Universidade Estadual do Maranhão - UEMA, graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Maranhão - UFMA, pós-graduado em PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA E INSTITUCIONAL e ORGANIZAÇÃO PEDAGÓGICA DA ESCOLA: SUPERVISÃO ESCOLAR ambas pela Faculdade Internacional de Curitiba - FACINTER, pós-graduado em EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA pela Faculdade de Teologia Hokemãh - FATEH e pós-graduado em PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO pela Universidade Estadual do Maranhão - UEMA.  Mestrando em Educação pela Universidade Federal do Tocantins - UFT. E-mail: joseluispsicopedagogo@outlook.com. 

Graciene Reis de Sousa, Universidade Federal do Tocantins

Graduação em Licenciatura Plena em História pela Universidade Estadual do Maranhão - UEMA (2005). Especialista em Psicopedagogia Institucional pela Universidade Estadual do Maranhão - UEMA (2006). Mestranda no Mestrado Profissional em Educação pela Universidade Federal do Tocantins - UFT - Campus Palmas (2017). Docente Efetiva na área de História, com Dedicação Exclusiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins – IFTO - Campus Dianópolis. E-mail: graciene.sousa@ifto.edu.br. 

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Publicado

2018-08-01

Como Citar

ROCHA, José Damião Trindade; NOGUEIRA, Clerislene da Rocha Morais; SOUSA, José Luis dos Santos; SOUSA, Graciene Reis de. PRÁTICAS PEDAGÓGICAS CURRICULARES: uso das tecnologias na contemporaneidade. Revista Observatório , [S. l.], v. 4, n. 5, p. 673–694, 2018. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2018v4n5p673. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/4659. Acesso em: 25 nov. 2024.